.17 de fev de 2015

Resenha do Livro Extraordinário - R.J.Palacio




Nome do livro: Extraordinário
Autor: R.J.Palacio
Edição:1°ed.
Editora: Intrínseca - 2013
Número de Páginas: 318

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



Um livro daqueles que te prendem pela capa. A capa mais linda que já vi. Tenho muitos livros com capas azul, mas a de Extraordinário não tem igual - justamente, porque é o azul que mais amo.


O enredo do livro é IMPRESSIONANTE. Poucos autores conseguem tocar tão profundamente um leitor com R.J.Palacio alcançou com sua escrita. Jogada de mestre escrever um livro com várias perspectivas sobre um único personagem.


August Plumman é uma garoto que "ganhou na Loteria", mas não na Loteria de dinheiro, mas na da vida. Olivia - Via como é chamada a irmã de Auggie - diz que ele ganhou infelizmente na Loteria da Vida todas as síndromes genéticas que um ser humano pode ter. Para ela o irmão deve um azar em ser do jeito que é esteticamente.




Um livro que faz o leitor ser todos os personagens. Em algum momento da leitura, nos encontramos com nós mesmos em falas dos personagens.



"  Faça todo bem que puder,

De todas as maneiras que puder,
De todas as formas que puder,
Em todos os lugares que puder,
Em todos os momentos que puder,
A todas as pessoas que puder,
Sempre que puder."
( Regra de John Wesley)


Auggie que é um garoto que encontrou para uma escola de verdade enfrenta dilemas existenciais não só para si, mas para todos que vivem ao seu redor. Com um rosto que leva marcas de suas síndromes, ele sofre diariamente com os julgamentos das pessoas.

Um menino excepcional em suas respostas e superações. É categórico em suas escolhas. Cresce ao decorrer do livro. Torna-se independente e preparado para enfrentar o mundo. Esse que tanto o assustava.





Consegue deixar de ser o garotinho super protegido pelos pais para ser O Grande Auggie da Escola Beecher Prep do Fundamental II.


Extraordinário foi o livro que não me decepcionou em Nada. Nem na escolha da capa e nem do conteúdo.


Comprei ele num Feira de Livro em 2014. R$ 35 bem investido. 


Li e me apaixonei por Auggie.


" Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." ( Dr. Wayne W. Dyer) 


Um leitura incrível. Um livro a ser lido em todas as escolas do mundo. Ensinamentos preciosos e essenciais para todos nós .


A destruição de preconceitos e a formulação de mais conceitos onde o Amor e a Gentileza sejam sempre a base de Tudo.





Joanice Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger