.3 de mai de 2015

Lição n°23: " Todos somos líderes em potencial."

" Todos somos líderes em potencial."

Aprendi com várias ações que existem pessoas que gostam de ser subordinadas à outras, Não falo aqui de SUBMISSÃO, mas de SUBORDINAÇÃO. O ato de está à mercê das decisões de alguém ou de grupo. Está a espera de ORDENS.

Existem outras pessoas que naturalmente ou socialmente estão aptas a LIDERANÇA. Nasceram para comandar. Estão sempre a procura de pessoas para mandarem e orientarem, seja no que for, mas querem simplesmente terem o poder de decidir o "destino" de outras pessoas.

A maioria das pessoas desconhecem o poder da liderança que está dentro de si. Não afloram suas aptidões e sempre parecem sentenciadas às vontades alheias. Estão à deriva. À procura de quem as guiem. São ovelhas sem pastor. Vulneráveis aos ataques de lobos famintos.

Liderar não se limita a liderar uma empresa inteira ou gerenciar uma equipe dentro de um empreendimento...Liderar é comandar nossa própria vida. Ser autor de nossa própria história. Não deixar que outros guiem nossas decisões questionamentos, como soldados numa guerra.

A vida é um jogo. Tem jogadores altamente qualificados que sabem tudo sobre o jogo. Parecem adivinhar os passos de seus adversários, mas ironicamente parece que quem ganhar sempre são os ESPERTOS. Esses omitem suas jogadas, observam seus inimigos e criam ALIANÇAS. Possuem qualificações, entretanto não como OS PROFISSIONAIS. São como Peeta de Jogos Vorazes, sabem suas limitações, mas abusam de seu carisma e poder de PERSUASÃO. Convencem quem está ao seu redor de sua competência.

Não há inimigos na vida. Não estamos em nenhum conto-de-fadas ou ficção científica. Seu inimigo é VOCÊ mesmo. Apenas nós podemos limitar nossas capacidades. O inimigo é a OMISSÃO.

Quando deixamos as rédeas de nossas vidas nas mãos de outros, perderemos o direito de reclamar como o condutor está conduzindo a carruagem. Quando damos direito de controle aos outros, consequentemente perdemos o poder de Sugerir ou Mudar a direção.

Lembre-se o Líder enxerga além das fraquezas de sua equipe. Ele sabe onde está o diamante bruto de cada um de seus liderados. Ele alimenta para fortalecer novos líderes. Semeia a Independência e orienta seus aliados.



2 comentários:

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger