.9 de mai de 2015

Lição n°29: " Não exagere em nada em sua vida."

" Não exagere em nada em sua vida."

Sabe aquele dito popular que diz " Tudo que é bom é proibido, mata ou engorda." E se refletimos é verdade.

O chocolate - que eu amo demais - é um vício para a maioria das pessoas e normalmente consomem com exagero e não seguem as recomendações médicas de apenas um pedaço de chocolate meio-amargo por dia. Ai, vem o problema de colesterol, diabetes, aumento de peso e afins.

Com a bebida a mesma coisa. Beber socialmente é normal, mas a grande maioria abusa do álcool e cai na cilada do mal-estar, dores de cabeça, vômitos e a pior situação que é de perder o controle sob suas ações e palavras.

Exercícios físicos que fazem um bem enorme para nosso corpo, entretanto muitas pessoas abusam dos limites do seu corpo devido a pressão social de estamos em forma e lindos e acabam excedendo suas forças e criando problemas de saúde, como dores frequentes nas articulações, consumo de vitaminas não autorizadas, perca de paciência e auto-controle devido o excesso de energia gasta.

Tem a nova tendência que é de ler DEMAIS. Ler é muito bom - eu amo - mas, ler exageradamente pelas madrugadas a fora faz MUITO MAU. Sou exemplo desse mau hábito. Lia até amanhecer excedendo as forças corporais, ultrapassando os sinais de limitação mental. O que ganhei? Um grau maior nos meus óculos, dores frequentes na cabeça, mau humor por ter dormido pouco e minha paciência e concentração se pediam. Agora leio mais durante o dia e a tarde e quando canso eu paro. Respeito meu corpo e isso tem me ajudado muito.

Outros exageros existem. Vocês devem conhecer muitos, como, por exemplo, existem viciados em sexo. Sexo é bom e faz parte da vida humana. É a melodia dos corpos. Entretanto, tem pessoas que exageram na atividade sexual.Aumentam a quantidade, mas a qualidade perde demais. Tudo excesso causa danos. Normalmente, apenas uma das parte envolvidas quer mais e mais e a outra cede apenas para não magoar. Tornar-se uma tortura e não prazer.

Exageros causam danos, prejuízos e consequência que nem sempre estamos prontos para lidar. Sempre vamos exagerar, mas devemos controlar nossos hábitos para não causar problemas para nós e os outros. Vivamos em equilíbrio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger