.4 de mai de 2015

Top Mães: Sra.Bennett e Sra. Dashwood



Hoje vamos falar de duas personagens da minha amada escritora Jane Austen. Senhora Bennett que é do livro Orgulho e Preconceito e a Senhora Dashwood do livro Razão e Sensibilidade.

Ambas as personagens fazem parte da coletânea de mães engraçadas e divertidas dos livros de Austen. Elas são bem satirizadas em suas atitudes e suas falas entram em conflito com os leitores.


A senhora Bennett é uma mãe forte, decidida, mas bem interesseira. Tudo que sonha para suas filhas é um Casamento bem arranjado, ou seja, um casamento com um homem rico. É pretensiosa em tudo que faz. Todo homem rico é um candidato à altura das suas filhas. Ela entra em constante briga com sua filha Elisabeth, que tem uma visão diferente de sua mãe. Lizzy é determinada a casar com quem ama e não por dinheiro. Tem suas opiniões e afins, e isso irrita sua mãe, porque vai contra as convenções sociais e pode destinar sua filha à solteirice até a morte. Ela é uma mãe que mostra seu amor planejando o futuro de suas filhas.


A senhora Dashwood é uma mãe similar com a sra. Bennett, mas mais centrada e sensata do que ela. É da capital. Não é caipira. Tem bons modos. É controlada com suas palavras e atitudes, mas é impulsiva e romântica igual sua filha Marianne.

Uma mulher forte que sobreviveu firmemente após a morte de seu marido, a qual perdeu sua casa e bens e teve que recomeçar com suas três filhas numa casa mais humilde no interior da Inglaterra. Longe de seu conforto e vida social agitada.

Aprendeu a enxergar além das palavras através de sua filha Elinor. Essa que é mais racional e usa sua prudência constantemente e sabe controlar sua impulsividade. Com Elinor, a sra. Dashwood aprende que devia dar atenção a todas as suas filhas e não só a Marianne que parece mais com ela. Enxerga que Elinor pode ser racional, mas também é humana e precisa de ajuda e carinho.

Mães com seus grandes e escancarados defeitos, mas cheia de qualidades marcantes e que sabem dar um recomeço após tragédias e perdas de fortunas. Mulheres e mães de Amor e Fibra.








3 comentários:

  1. Que delícia de postagem! Adorei!
    Muito legal seu blog.
    Tem sorteio de aniversário no blog, vem participar!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, obrigada.

      Vou já participar. Adoro sorteios hahaha.

      Beijos

      Excluir
    2. Linda, obrigada.

      Vou já participar. Adoro sorteios hahaha.

      Beijos

      Excluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger