.29 de jul de 2015

[ Resenha] Enigma: Mundo Interdito

Nome: Enigma: Mundo Interdito
Autora: Rita Pinheiro
Editora: Baraúna
Ano: 2014

N° de páginas: 298



SINOPSE:
Enigma: Mundo Interdito, traz a história de Johnny, que após ser salvo de um acidente de avião, se vê num mundo diferente de tudo que ele conhece. Mas, para piorar sua situação, ele não consegue se lembrar de onde veio e nem mesmo seu nome. Na luta para recuperar a memória, descobre coisas e conhece seres que acreditava não existir. E para sobreviver naquele lugar, ele precisa se desenvolver também descobrindo que o impossível não existe desde haja amor entre as pessoas e respeito à natureza. Por fim, encantado com o lugar e com sua salvadora, decide viver essa aventura, se tornando parte desse mundo.
– As coisas são mais do que parecem ser, Narciso. Você vê o que quer ver, o que acredita ser, aqui é muito maior do que parece aos seus olhos. ”

Sabe aquelas histórias de mundos fantásticos que ouvimos quando somos crianças antes de dormir? Se lembrou? Tenho que certeza que sim. Enigma: Mundo Interdito é uma dessas, mas voltada ao público juvenil e recheada de muitos paralelos misturada a magia e força de pensamento. Uma mistura para lá de alquimista e sobrenatural.

A história é contada em terceira pessoa…normalmente uma narrador-observador que fala da história de Johnny. Um rapaz de 19 anos que mora na cidade paulista de Franca e adora uma festa e ostentar o que não tem para os amigos e quem mais aparecer. Um garanhão de primeira linha ou se quiser chama-lo de Don Juan de Franca, pode se sentir à vontade para isso.

Ele é irresponsável em suas atitudes. Causa muita confusão no condomínio onde mora e faz a síndica do prédio ficar de cabelo em pé. Seu pai sempre brigara com ele, mas Johnny pouco se importava, porque acreditava que seus pais não o amavam, porque viviam mais viajando à trabalho do que com ele.

Ele ganha uma viagem para os EUA. Na verdade, seu amigo ganhara, mas como os pais não o deixam ir, Johnny pede para ir no lugar dele. Uma condição é pedida: Johnny tem que dar sua moto como moeda de troca. Ele faz a troca e prepara suas malas para a viagem. Mente para seu padrão que vai resolver uns problemas pessoais e volta em uma semana. Não avisa os pais e toma seu rumo.

Está ansioso com tudo e sente que coisas boas vão começar a acontecer em sua vida. Quando o avião passa no Triângulo das Bermudas, o avião é acometido por uma turbulência fora do normal. Johnny tomado pelo medo abre a porta e pula do avião. Ele olha o avião sendo desintegrado. Cai numa praia onde é salvo por nativos de uma ilha que no futuro ele saberá que se trata de Enigma. Um mundo paralelo separado por uma neblina mágica feita pelos anciãos e magos do local.

Sua salvadora chama-se Hera. Sim, quase todos os nomes dos moradores dessa ilha têm nomes da Mitologia Grega. Isso chamou minha atenção mais ainda. Eu adoro a mitologia grega e isso me fascinou. Hera é uma aprendiz dos anciãos e fica incumbida de ajudar Johnny a recuperar sua memória. Descobrimos mais tarde que ela não trouxe a memória dele antes da amiga sereia Maena falar que Hera sabe como trazer suas lembranças de volta. Hera não trouxera para ensinar Johnny a ser como eles e evitar que seus anciões destruam os seres humanos, devido os prejuízo

Hera é apaixonada por Johnny e percebemos isso desde a primeira vez que ela começa a falar com o visitante inesperado. Johnny só entende esse sentimento quando retorna ao seu mundo com as bruxas Atir e Ravena, essas que ele ajuda a descobrir sobre o amor mortal de Atir para que sua irmã Ravena permita o namoro de sua irmã mais nova.

– O problema não é o mundo, e sim o comportamento das pessoas que vivem nele. ”

O mais espetacular do livro é o crescimento físico, espiritual e emocional que Johnny tem vivendo em Enigma. Ele passa de um jovem irresponsável para um homem maduro e respeitoso com todos os seres vivos. Aprendi que o Amor é tudo que importa. Tem lições diárias de que o materialismo é um empecilho para a evolução individual de cada pessoa e que só a libertação total das superficialidades que aprendera no seu mundo pode torna-lo um cidadão de Enigma. Um mundo onde sua força é totalmente o Amor. Nada é impossível aqui. Pessoas se teletransportam com a força do pensamento. Fazem as coisas voarem ou se movimentaram com isso. Nada é limitante em Enigma, apenas a incredulidade pode atrapalhar esse poder tão forte como o Amor.

“ Percebeu que gostava de pensar e aprender nesse mundo diferente. ”

Johnny acertara que sua vida mudaria a partir do momento que pegasse aquele avião. Não era mais o mesmo. Evoluiu em um mundo onde as diferenças são respeitas e vivem em total comunhão de paz. Não há brigas e nem perca de paciência nesse lugar. Respeito é palavra de honra.

Nada prendia sua atenção, porque estava muito mais crítico. Não podia acreditar que, antes de ir para Enigma, ficava na frente da televisão por horas e não questionava nada. ”

Enigma é mundo como Nárnia, onde todos são iguais e o Amor é a força maior de tudo e todos.

Algo bem curioso da história são os fatos científicos que vamos conhecendo através da ignorância intelectual de Johnny e que Hera pacientemente vai o ensinando. As doenças em Enigma são curadas para sempre. Tem câncer? Úlcera? Qualquer doença terminal? Nesse mundo tudo pode curado. É incrível. Com apenas o poder da eletricidade. O corpo é uma máquina em movimento e é ela que morre. Não a alma. Nada limita a alma. O corpo pode ser tratado com forças maiores e que estão em abundância no planeta.

Como uma pessoa pode ser chata por contemplar as estrelas? – Perguntou Morgana sacudindo a cabeça. ”

As roupas do povo de Enigma não sensacionais. São criadas a partir do biótipo da pessoa. Roupas justas como as usadas por Peeta e Katniss no filme Em Chamas. Não permitem que a pessoa sinta calor ou frio. Não deixam que o oxigênio seja escasso em seus corpos e isso prolonga sua vida. As pessoas de Enigma são bem magras, mas sua força é mais mental que física e seus cabelos brancos significam vitalidade.

Um mundo onde o Amor impera e a força intelectual e mental são mais importantes que o luxo, o sucesso e o dinheiro fazem de Enigma: Mundo Interdito, um mundo tão fantástico quanto Nárnia e a Terra Média. Fantasia e magia se reunindo em um só lugar e usadas para ensinar que só o Amor pode tudo.
– Não, Narciso, nosso bem mais preciosos é o amor, sem ele não saberíamos aproveitar o poder da natureza, nem poderíamos nos desenvolver como seres humanos, nossas vidas seriam vazias e sem sentido. O amor é a única coisa que não pode faltar aqui, é nosso alimento diário, o ar que respiramos é a base de tudo. ”

Essa capa é lindíssima e da cor que amo. *_*



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger