.31 de ago de 2015

[Resenha] Memórias de uma Gueixa - Filme

Título: Memórias de uma Gueixa
Ano: 2005
Produtora: Columbia Pictures
Duração: 145min.


Sinopse:

Chiyo (Suzuka Ohgo) foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era menina, em 1929, onde é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer se torna a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi). Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão.


Esse é um filme de drama bem forte para quem assiste. Seis indicações ao Oscar foi que Memórias de uma Gueixa teve em 2005 e arrasou na festa do mesmo vindo cheio de elogios e prêmios conquistados na Europa.

Com um fundo dramático em meio ao Japão abalado por milícias japonesas que faziam as pessoas deverem muito dinheiro para eles assim conquistam seus poucos bens ou até seus filhos para serem seus empregados no futuro. Assim acontece com Chiyo. Uma garotinha de 9 anos que é separada da irmã após serem levadas de seus pais que tempos depois morrem e as deixam sozinhas.

Elas são levadas para "Casas" para se tornarem Gueixas. Pesquisei e Gueixas não são prostitutas de luxo, mas mulheres do ramo artístico que trabalham como entretenimento em meio a reuniões de grandes empresários, em teatro, festas e como acompanhantes de pessoas importantes da política. Tem que aprender desde os 9 anos como se comportarem diante essas altas exigências. Nada pode sair feio. Aprendem a dançar, cantar, tocar e encantar. Tudo isso com muito choro e pressão de suas "Mães", ou simplesmente, as donas das casas que forma Gueixas.

Chiyo é diferente das demais e isso desperta a inveja de Hatsumono, porque é dona de uma beleze exótica, pois tem olhos azuis penetrantes que fazem dela "uma mulher da água", ou de profundidade e que encanta por onde passa. Sua beleza e coragem fazem que tudo vire motivo de brigas e que seja castigada constantemente por sua mãe somente, porque Hatsumono quer que ela sofra, devido amar um homem e não poder ficar com ele. Trata-se de uma tradição. Uma gueixa não tem permissão de ser amada ou amar.


Chiyo é castigada após uma tentativa de fuga e não será mais uma gueixa. Isso muda até ela conhecer o maior empresário de região e se apaixonar por ele na infância. O tempo passa e ela é adotada por outra casa, onde é preparada para ser uma Gueixa de sucesso. Sua transformação foi um dos pontos altos do filme, porque a beleza e a leveza da roupa e das apresentações que as gueixas fazem é encantador. Entretanto, aqui ressaltamos que havia Gueixas que se tornavam meretrizes e vendiam seus corpos para ganharem mais. Não era todas, mas poucas. 

As gueixas eram virgens e sua pureza eram vendidas quando alcançam determinada idade como 15 a 17 anos. Chiyo teve a maior oferta da história de uma compra de pureza de todas as gueixas e isso enfureceu Hatsumono que ela tentou diversas vezes fazê-la perder clientes, inventando mentiras e caluniando a jovem. Muito pouco funcionou. O objetivo de Chiyo era ficar perto do seu amado. 

O sucesso dela era conhecido em todo país. Sua beleza já tinha chegado aos ouvidos dos americanos. Seu talento era ovacionado por onde ia. Chiyo era forte e perseverante em seu objetivo: Casar-se com seu amado governador. Isso não era permitido as gueixas. Eram mulheres da noite. Esposas de meio tempo. Aplaudidas por uma farsa. Apenas artistas. Sobreviventes em meio a desgraça de sua região.


Chegar-se a Segunda Guerra Mundial e a região é bombardeada pelos EUA e tudo muda na vida de Chiyo. Perdas chegam e seprações também. Tristeza toma conta dela. As gueixas são apenas artistas para o Novo Mundo. Mas, sua beleza ainda é ovacionada. Será que ela ainda conseguirá ficar com seu amado? Será que ele ainda está vivo? Passaram sete meses sem vê-lo.

A evolução da personagem é deslumbrante. Ela cresce com os acontecimentos e torna-se uma mulher forte e cheia de coragem. Não mede esforços para ser feliz.


O cenário político é de tensão. Somos transportados para uma destruição devastadora e nos deparamos com um cenário de dor e luto após as bombas atômicas que abalaram um país de pessoas pacíficas.

A maquiagem e o cenário do filme fazem de Memórias de uma Gueixa um dos melhores filmes do século XXI.


4 comentários:

  1. Eu comecei a ler o livro mas empaquei e não consegui terminar. Porém, sempre fui curiosa pra assistir esse filme. Um dia, quem sabe...
    Beijos!
    http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista! O filme é emocionante e um choque de realidade que surpreende todos que assistem a Memórias de uma Gueixa.

      Beijos

      Excluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger