.19 de nov de 2015

Lição n°46: " Não Somos Perfeitos."

" Não Somos Perfeitos."


Somos levados a acreditar todos os dias que somos Perfeitos. Somos levados pelas correntezas sombrias e sem escrúpulos dos contratos sociais. Somos levados pelos padrões estabelecidos. Perdidos em nós mesmos. Irreconhecíveis diante o verdadeiro eu.


Desde nossa infância escutamos como devemos nos comportar diante as pessoas. Doutrinados pelos pais até na escola. Somos ensinados a falar alto em locais públicos, não gritar com nossos pais, não bater em nossos irmãos, não ofender as pessoas, respeitar os mais velhos, que o estudo vale ouro e tantas outras lições morais que escutamos todos os dias. O problema da Moral é que suas raízes percorrem a maldição da palavra PERFEIÇÃO.


Sempre que vamos agir ou falar somos levados ao nosso interior e julgamos o que vamos dizer ou fazer, assim como usamos a mesma "medida" moral para julgar os outros. O erro da sociedade é ensinar "bons costumes" e moral sem fazer que as pessoas reflitam sobre esses ensinamentos. Nietzsche em plena sua saúde mental alertou a sociedade sobre o mal que está ligado ao erro sobre a Moral. Se somos indivíduos então cada pessoa tem sua moral pessoal. Consequentemente, são várias medidas morais que são usadas para medir a integridade de outras pessoas e pior, a perfeição se baseia numa supremacia individual levando as pessoas a julgarem as demais com tamanha convicção que condenam as outras para patamares de inferioridade estética, mental e emocional.


O ser humano nem de longe é PERFEITO. Sabemos disso, entretanto continuamos nossos julgamentos, padrões sociais e pressões sobre as outras pessoas. Uma exigência que beira à loucura. Já dizia Nietzsche que a moral e a perfeição levariam a sociedade a ruína. Moral e Perfeição existem devido ao surgimento da Religião. Toda moral se baseia num conjunto de valores e atitudes que levam uma pessoa a ser taxada de "pessoa má" ou "boa pessoa". Se refletimos isso se estende a todos os setores sociais, nos colocando nas garras ferozes dos padrões insanos de comportamento e estéticos que somos submetidos TODOS OS DIAS.


Sem as raízes profundas da Moral não escutaríamos que Homens não podem chorar e que mulheres devem ser perfeitas donas-de-casas. Jo o que uma coisa tem a ver com a outra? Pense! A moral é quase que uma parte da religião...a maioria dos países são LAICOS, então cada um segue a religião que quiser e se quiser seguir. Teoricamente poderíamos nos vestir, falar e nos comportar da forma que quissemos, todavia isso é apenas teoria, porque a moral rege as condutas sociais, assim somos criticados diariamente em nossos lares, escolas, faculdades, círculos sociais, mídia, trabalho e outros lugares. Parece que existe uma manual da BOA VIDA para todos.


Boa Esposa é aquela que sabe cozinhar, passar a roupa, cuidar da casa, filhos, maridos, tomar conta das despensas da casa e blá blá...uma Esposa ou uma Empregada? Homem de Verdade é aquele que pega todas, não chora, é rico, boa pinta, tem o carrão do ano...filho exemplar é aquele que só tira nota 10 em todas as matérias, passou no vestibular, cursa Medicina ou Direito...crente de verdade é aquele que veste saia até os pés, não escuta música mundana...bom universitário é aquele que se "Mata" de estudar, bajula os professores, não vai nas festas, não bebe...mulher vadia é aquele veste roupas curtas, usa batons GRITANTES, pega vários e blá blá. Dar até dor de cabeça só de escutar essas coisas.


PERFEIÇÃO....Onde estás tu que nunca te vi? Só ouvir falar. Palavra que só tem conceito, mas não existe na prática. Não aceite que desvalorize você. Não der ouvidos as críticas infundadas dos outros. Não caiam nas mãos de pessoas ignorantes e preconceituosas. Não sejam manipulados como os alemães no século XX que mataram os judeus acreditando em sua inferioridade racial.


Não julgue os outros usando sua moral. Não julgue Ninguém! Nem a você mesmo! Viva do modo que tiver vontade, mas lembre-se que seu direito termina quando começa o do outro. Não ofenda as pessoas. Não tenha preconceitos fundamentos em estatutos divinos ou em padrões sociais estúpidos e que propagam modelos como os de Hitler e do Machismo, isso causa separação dos povos e extermínio de muitos.

Não se cobre tanto e nem pressione os outros. Ser rico não quer dizer Sucesso. Ser bonito, não quer dizer Sucesso. Ter fama, não quer ser bem amado.

Viva apenas. O maravilhoso é ser IMPERFEITO! 


21 comentários:

  1. Que texto foda !
    Em uma das aulas de estudos socioantropológicos que tive na faculdade nós discutimos justamente sobre isso. Essa perfeição que se dizem ter porém todos sendo imperfeitos.
    Gostei dms :D
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. FODA!
    É triste ver como a sociedade é preconceituosa com ela mesma.
    A perfeição está na imperfeição,sempre achei isso.
    Enquanto as pessoas acharem que ser perfeito é ser correto muitos jovens vão se matar por isso.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda,

      Um lugar de constante repreensão e conceitos distorcidos aliados a uma perfeição inalcançável gera uma juventude insegura e de baixa autoestima.

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, texto maravilhoso.
    Sem dúvidas é triste ver a sociedade e as pessoas buscando esse ideal de perfeição e julgando aqueles que consideram "imperfeitos". Infelizmente, isso prejudica cada vez mais jovens e adultos. Parabéns pelo texto.

    Abraços,
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona.

      Isso mesmo. Temos mania de pressionar a nós mesmos e os demais a sermos todos os dias melhores e mais perfeitos e isso é impossível e só gera sofrimento.

      Beijos!

      Excluir
  4. Que texto maravilhoso :O

    É triste quando vemos que as pessoas buscar uma tal de perfeição que não existe. Não somos iguais, somos diferentes, e é isso que nos torna tão especial. Adorei o texto. Beeijos

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi Joanice!
    Adorei seu texto!
    Sempre ouço muito essa frase"Mas vc tem que aprender a cozinhar bem, se não seu marido vai te trocar por outra." e minha resposta é sempre a mesma: "Se meu marido está comigo não é pelos meus dotes culinários e sim por que me ama. Se ele quisesse uma cozinheira perfeita, contrataria uma."
    As pessoas cobram muito dos outros uma perfeição que nunca irá existir. Ninguém é perfeito, todo mundo erra e tem defeitos. Vamos aceitar as pessoas como elas, nos aceitar e ser felizes!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor,

      Eu também escutei e ainda escuto essa mesma ladainha todos os dias. Que tenho que saber cozinhar, passar roupas, cuidar de filhos e blá blá. Não quero ser escrava ou empregada doméstica. Quero ser apenas eu. Aprendo a cozinhar se eu quiser, se não compro comida pronta oras haha.

      Não somos perfeitos e isso gera diferenças e torna a humanidade especial.

      Beijos!

      Excluir
  6. Gostei bastante do texto... É incrível como buscamos e cobramos a perfeição né, seu texto serviu bastante para refletir.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Muito bom esse texto! Acho que enquanto não aprendermos aceitar a conviver com as nossas imperfeições e com as dos que nos cercam, não conseguiremos ser felizes. A gente se cobra demais e acaba cobrando o outro também, e isso só traz prejuízo, mágoas e sofrimentos.

    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo que eu penso.
      Não aceitar os outros acaba gerando distanciamento e comportamentos preconceituosos e julgadores e isso traz sofrimento e crueldade.

      Beijocas!

      Excluir
  8. Oi Joanice, amei o texto! Realmente concordo com tudo o que você falou, o ser humano não é perfeito e não adianta procurar a perfeição. Cada um tem seu jeitinho, cabe a nós aceitar isso ou não.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda,

      Respeito é o que falta nas pessoas. Respeitar as diferenças e saber lidar com elas.

      Beijos!

      Excluir
  9. Joanice e seus textos lindos <3
    Cada vez que vejo um texto por aqui, me identico muito e concordo com tudo.
    Viva o imperfeito porque ser perfeito é um saco.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Ei Joanice, tudo bem?
    Ótimo texto! Perfeição realmente é algo que não existe, mas a o padrão social fala tão convictamente o contrário que as pessoas tentam se adequar, mudando até seu jeito de ser, para tentar chegar pelo menos um pouco perto dessa palavrinha. Concordo que cada um deve fazer o que quiser, ser quem quiser, mas nunca se esquecer do bom-senso e do respeito. A religião influência muito, mas aí é de cada um. Influência quem quer ser influenciado, e não são todos os religiosos que são assim. A culpa não é apenas da sociedade, e sim das pessoas que não pensam por si só.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda,

      Realmente as pessoas esquecem de pensar e tomarem decisões de forma individual. Sempre seguem as decisões e opiniões de grupos e acabam gerando um ciclo vicioso, mas como digo muitas vezes isso é um comportamento adquirido e não retirado devido uma educação falha desde a escola e a convivência familiar.

      Beijos!

      Excluir
  11. Joanice, que texto lindo.
    Concordo com você. O perfeito é ser imperfeito.
    Não há nada nem ninguém perfeito, não adianta tentar se enganar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. OI Jo!
    Mais um texto lindão, hein!?
    Se tem uma coisa que aprendi a duras penas é que não sou perfeita, demorei muito, mas agora me aceito como sou e não julgo ninguem, porque não estou na pele de ninguém e não posso dizer nada... É dificil aprender essas coisas, mas a gente aprende!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. A perfeição realmente não existe JO, é bem difícil tentar atingir algo que não existe pra nós, seres humanos, a perfeição é um atributo de Deus, e Ele me dará a perfeição quando Sle quiser, e com toda a certeza da vida, a perfeição que vem de Deus não tem muito a ver com a perfeição que as pessoas falam por aí ou que as religiões pregam.
    Nem todo mundo é 100% bom ou 100% mau, desconfio que ninguém o seja, rs.
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger