.3 de nov de 2015

[Resenha] Não Conte a Ninguém - Harlan Coben

Título: Não Conte a Ninguém
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
N°de páginas: 240


Sinopse:
Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter siso enviado por sua esposa. Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem resposta: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?

Harlan sempre me surpreende e isso que me atrai em sua obra. Chegamos as duas últimas páginas do livro e lá está uma revelação bombástica ao leitor e ficamos de boca aberta.


Não conte a ninguém é a obra prima de Coben e até virou uma adaptação cinematográfica francesa que levou o Oscar francês por melhor ator e filme. Então já dar para perceber a dimensão desse magnífico enredo que a vida do jovem Dr. David Beck e perdeu sua amada esposa Elizabeth no dia do aniversário do seu primeiro beijo com ela.

“ Você pode confiar na natureza, mas não nos homens. ”

A história traz como personagem principal o Dr. David Beck que fora casado por um curto período até o dia que ela fora sequestrada e brutalmente assassinada pelo serial killer conhecido KillRoy que deixa sua assinatura no rosto de suas vítimas que normalmente são jovens mulheres.

Elizabeth fora seu único e verdadeiro amor. Fora encontrada morta alguns dias depois seu desaparecimento no lago da Família Beck, onde fora sequestrada enquanto David fora jogado inconsciente no lago. Fora resgatado após algumas horas pela polícia, que fora avisada por um telefonema anônimo. A morte de Eliz foi um trauma sem precedentes na vida de David. Ele perdera a mulher da sua vida. Conhecera ela aos 7 anos e a partir desse momento nunca mais se separaram.

“ A tragédia é pessoal. Ela fica gravada na alma. A gente deixa de ser feliz. Mas se transforma numa pessoa melhor. ”

Percebemos que as pessoas achavam o amor deles doentio, porque o sentimento entre eles nasceu na mais tenra idade e se prolongou até a morte de Elizabeth. David nunca conseguiu se recuperar dessa perda e se isolou dos seus amigos, menos de sua irmã e sua melhor amiga Shauna – que é casada com a irmã do Dr.Beck – que são suas conselheiras e que cuidam muito bem dele. São seu suporte.
David mora com seu avô. Ele sofre de Alzheimer e é cuidado por uma enfermeira russa que mais tagarela no telefone que dar atenção ao idoso. David perdera seu pai num trágico acidente de carro há alguns anos da perda de Elizabeth. Seu pai andava triste e extremamente depressivo e a imaturidade de David não deixou que ele enxergasse a verdade nos olhos do pai...isso ele descobriria no final do grande mistério da morte de sua esposa.

Após oito anos, David é considerado pelo FBI suspeito da morte de sua esposa. Até então, tudo era um assassinato cometido por um serial killer, mas dois corpos foram encontrados na propriedade de Beck e foram mortos aproximadamente na mesma época que sua esposa. Há uma conspiração que está sendo formada para incriminar David..., mas por quê? Por que esperaram oito anos para acusa-lo de assassino? Por que queria acabar mais com sua vida? Já não tinha perdido tudo que amava?

“ Uma farsa. Tudo aquilo não passara de uma farsa? ”

O mais estranho é David receber e-mails com frases estranhas que remetem ao seu relacionamento com sua falecida mulher. Datas que só eles conheciam, códigos internos, piadas, lugares e situações que só Eliz saberia. Aquilo está fazendo Beck surtar e ele começar a acreditar que ela não morrera. A pergunta que fica é: O pai e o tio de Elizabeth identificaram o corpo dela no necrotério. Será que eles se engaram? Não. Impossível. O pai de Eliz nunca confundiria sua filha. Então quem estava brincando com ele através daqueles e-mails?

Num desses e-mails, David ver Elizabeth mais velha, mas ele a reconhecer. O mesmo rosto que ele tanto ama. Será que ele enlouqueceu? Sua amiga Shauna que se torna sua maior confidente nessa loucura, acha que ele caiu numa armação digital e que querem mata-lo, todavia com que motivação?
David começa a ser o suspeito número 1 do FBI e não só pelo assassinato de Elizabeth, mas dos dois homens encontrados mortos em sua propriedade. Alguém quer parar sua investigação pessoal para saber da morte de sua amada Eliz.
“ Todos temos nossos pontos fracos. Sem exceção. ”

O amor dele por era parece até doentio no início, mas com o tempo vemos que a forma trágica que a perdera fora demais para ele. Ninguém espera perder quem ama e pior de forma cruel. Ele busca força interior para encontrar Eliz, já que acredita que ela está viva.

O rumo da investigação dele começa a magoá-lo, pois ele descobre que o passado de sua esposa esconde muitas mentiras e acontecimentos que foram omitidos dele. Isso o deixa confuso em relação a confiança que tinha nela, mas ele tem uma fé inabalável no amor deles. Elizabeth nunca o traiu. Se escondeu algo, é porque sabia do perigo que corria e nunca deixaria que algo ruim acontecesse a ele.
Harlan nos coloca numa história alucinante. Desconfiamos demais de David. Não sabemos se ele é louco ou realmente é um assassino sem escrúpulos. Tudo isso só é revelado no final desse enredo misterioso e sanguinário.



24 comentários:

  1. Nossa, me interessou muito!
    Sabe qual é o site que posso encontrar esse livro com o menor preço? hahaha

    Blog muito bom! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Americanas e a Submarino que vendem em média por 15 a 23 reais.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Joanice!
    Nunca li nada do autor, embora tenha visto que as resenhas sobre seus livros geralmente são positivas. Isso faz uma vontadezinha de conhecê-lo crescer cada vez mais. Talvez eu acabe dando uma chance por conta das opiniões ótimas que vejo a respeito, além desses enredos que me lembram um pouquinho um autor que adoro, John Verdon. Ótima resenha!
    Com carinho,
    Celly Nascimento.

    Me Livrando ━ Livre-se você também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda,
      Recomendo que leia. São leituras rápidas. Ficamos desesperados para saber o final que 200 páginas acaba sendo pouco para nossa fome por mais mistérios.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Jo!
    Sou super fã do Harlan Coben e estou lendo um de seus últimos lançamento por aqui. Suas histórias viciam e você fica tentando descobrir as coisas antes de chegar no final, mas sempre nas últimas páginas as coisa mudam e toda aquela certeza que você pensou estar certa, vai por água baixo. Esse livro, foi um dos melhores que li depois do livro "Cilada" que é meu favorito. Passei a noite devorando e tentando saber se a mulher estava viva ou não rs' é um livro de tirar o fôlego.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gatona,

      Adoro Cilada. Amei aquele livro e o final que quase me deixou em coma kkk. Coben tem essa manina de nos tortura e quando achamos que estamos livres de seus mistérios e suspenses, ele vem com revelações bombásticas nas últimas páginas. Adoro isso!

      Já tenho mais 4 para ler dele e comprar mais 2 na Black Friday kkk.

      Beijocas!

      Excluir
  4. Oi Joanice,
    Só ouço elogio à esse autor.
    Sua resenha mostra o motivo.
    Parece ser um livro incrível e cheio de mistérios. E a adaptação levou o Oscar francês :O Caramba, deve ser bom mesmo...
    Pelo visto você já leu outros livros dele e gostou, e é tão bom quando um autor consegue manter a qualidade em todas as obras.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim todos os livros dele virariam filmes de suspense e iram levar muitos fãs do suspense a loucura haha.

      Ele mantem seu talento e qualidade em todas as suas obras, por isso ele acabou se tornando o Maior no suspense atualmente.

      Beijos!

      Excluir
  5. OI Joanice,
    Sempre ouço várias coisas sobre o autor, mas nunca tive oportunidade de ler, agora com sua resenha me deixou bastante curiosa.
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que sua curiosidade fique imensa e você comece a ler todos os livros deles haha.

      Beijinhos!

      Excluir
  6. Nossa eu não sabia que era sobre isso o livro! Eu tenho ele aqui desde a bienal do ano passado e lá so comprei por que era dele e estava sendo muito falado por lá porque ele viria pra autografar... Enfim, vou tirar da minha estante agora e deixar lá pra eu ler o mais rápido possivel!

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire mesmo e quero saber se gostou.
      Coben vai te conquistar rapidamente.

      Também em diz o que achou.

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Joanice, eu morro de curiosidade em ler os livros do Coben, esse parece ser um dos suspenses melhores dele. Amei a sua resenha e espero ter uma oportunidade de conferir um dia desses.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Joanice. Fico feliz que tenha gostado do livro, não me agradei muito com essa história do Harlan, uma pena! :(
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Olha eu achei sua resenha ótima
    Já tive a chance de ler algumas resenhas, mas até então eu nunca li os livros do autor.
    Não conheço muito da sua escrita, mas tenho acho 2 livros dele na minha estante e espero gostar bastante.
    Mas vamos ver né? Quando eu tiver um tempo vou dar uma espiada para ver se me agrada e ai sim vou ver se leio todos os outros livros dele. Mas sua resenha ficou ótima. Espero gostar também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-paris-do-oriente.html

    ResponderExcluir
  10. Oi lindona, tudo bem? Eu já tinha vontade de ler esse livro a muuuuuito tempo e imagino que ele deva ser maravilhoso! Li um mais ou menos assim recentemente, e sei como é, você acaba meio obcecada por saber quem é o assassino e não consegue parar de ler kkkkkkk é sacanagem deixarem pras últimas páginas né? Com certeza vai pra lista de desejos e espero ler o quanto antes. Ainda não li nada do Coben mas pelo que tenho lido são cheios de ação e suspense. Esse livro daria um booooom filme! Parabéns pela resenha, bjossssssss


    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Joanice, infelizmente não consigo ler nada do Coben.
    A escrita dele não me prende, mas é também porque o estilo que ele escreve não faz parte do que eu gosto de ler.
    Talvez um dia eu dê outra chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. OI Joanice!
    Sempre quis ler algo do Harlan, mas eu sempre vou deixando pra lá. Essa semana eu vi umas duas resenhas desse livro e já sei que vou gostar, só não sei nada sobre a escrita do autor, mas não custa tentar.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Só li uma obra do autor, e sempre que vejo uma resenha de um livro diferente fico louca para ler mais! Eu adorei a escrita do autor. Adoro o gênero, e já virou um dos meus autores favoritos.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oi gata, tudo bom?
    Então, to lendo "confie em mim", to gostando, mas, a escrita do autor me cansa, não pelo estilo dele, é pelo meu momento mesmo, to querendo coisas rápidas pra ler, chiclits e afins....

    Me interessei muito, mas, quero ler o livro apenas depois de ver filme, obrigada pela indicação dupla.
    ÓTIMA RESENHA ♥
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  15. Pensa numa pessoa que adora romances policiais e nunca leu nenhum livro do Harlan!
    Pois é... que vergonha gente!
    Amei a sua resenha e me deixou com vontade de ler e ao mesmo tempo com receio... não sei se dessa historia em especifico eu vou curtir, mas não custa tentar não é mesmo?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Harlan é tipo Nicholas e Nora Roberts, não para de escrever e quase todo mes tem lançamento hahahaha, por isso eu fico perdidinha em qual é a ordem de publicação deles, apesar de serem casos independentes né.
    Gosto muito das resenhas que vejo deles, são só elogios aos livros, e fico morrendo de vontade de entrar para o fan club de leitores que amam suas obras

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Gosto quando a história deixa aquela dúvida no leitor o tempo todo. Esse livro é um dos livros dele que mais tenho curiosidade e pela obra toda também, pois nunca li nada do autor. Amo romances policiais com essa pegada que instiga e deixa você com dúvida.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger