.8 de nov de 2015

[Resenha] O Despertar do Guardião: A Saga da Legião Branca Vol.I - Dáfne Freitas

Título: O Despertar do Guardião – A Saga da Legião Branca Vol.I
Autora: Dáfne Freitas
Editora: Novo Século
Ano: 2015
N°de páginas: 400



Sinopse:
No pequeno planeta Gondorle, o capitão da Guarda Real, Héricles Adalberon, vê-se diante de um dilema: manter-se ao lado do rei e tentar proteger o reino, ou sacrificar sua carreira e manter a princesa a salvo? Salvar o reino parecia o mais óbvio, mas sua intuição lhe dizia o contrário. Teria que se aliar ao inimigo do reino nessa empreitada sem cabimento e torcer para que seus propósitos fossem compreendidos.
A história se inicia com uma decisão difícil, que reúne, pela pri­meira vez, os personagens de uma trama muito maior. Enquanto aprendem a trabalhar juntos e a confiar uns nos outros, estreitam-se os laços entre eles. E quando uma força estranha desperta, em um incêndio monstruoso, eles descobrem que há muito mais em jogo do que apenas a busca pela salvação do reino.
Uma narrativa envolvente e um enredo cheio de fantasia e mistérios. O despertar do guardião é apenas o início de uma aventura que desvendará os mistérios ao redor da lenda da grande Legião Branca.


“ E ele foi nomeado Filho do Fogo, Guardião de Alátria e de Celestia, líder da grandiosa Legião Branca. Com a lâmina Akia em punho, guiou a Legião e expulsou demônios de volta à Trevare. E a Criação novamente se encheu de esperança, sem saber que o Fogo que aquece é também aquele que consome. ”
(Trecho extraído e traduzido do volume original do Livro da Luz)


O Despertar do Guardião me surpreendeu imensamente. Não tinha tantas expectativas e isso foi bom porque estava aberta para o enredo fantástico do livro.

A história se passa no planeta de Gondorle que fica no Plano Quinty e que é governado pelo Rei Luca que é um homem generoso e um governador justo e honesto. Transformou o planeta em uma referência para todo o plano. É casado e tem uma filha linda e muito inteligente chamada Si de Albuquerque.

O capitão da Guarda Real é Héricles Adalberton. Um homem forte, centrado e dedicado a segurança do Palácio Real e toda a família que o acolhera como filho desde sua chegada ainda na infância a Gondorle. O pai de Héricles também fora capitão da Guarda e isso o deixa mais feliz, porque cumpre uma herança familiar. Tem um irmão chamado Beto, que se tornou aliado dos Rebeldes que querem derrubar a Monarquia.

O líder do movimento é o Nova Sofiedeqk que é uma espécie de ser humano alado. Tem asas imensas e acaba se tornando uma atração por onde passa, assim como sua irmã Zira que também é da mesma espécie e dotada de uma sagacidade e inteligência invejáveis. Juntos são uma dupla arqui-inimiga contra a família real e se juntaram a Beto, Ambaris e Alexandre para a derrubada do atual governo. Não aceitam mais serem forçados a aceitar as decisões dos monarcas e querem a implantação da Democracia em seu planeta.

“A maior parte das fotos era de Héricles. Ele idolatrava o irmão. Sempre foi seu herói. ”

Após descobri que seu irmão Beto se torna um rebelde, Héricles se afastou dele, não porque não o amasse mais, mas porque era capitão da Guarda Real do Rei Luca, porém sempre protegia seu irmão por mais louco que se tornara.


“Foi um discurso emocionado e envolvente. E agora os rebeldes tinham um rosto e um candidato: ...[...]”

Ironicamente, o destino juntou Héricles aos rebeldes. Isso mesmo, meus caros. Ele tornou-se cúmplice do sequestro da princesa Si e das amigas da mesma, Bruna e Carol. Não porque queria, mas porque era a única chance de salvar a princesa de Dimitri. Dimitri é príncipe regente de um planeta próximo de Gondorle e se juntara ao planeta Vion para derrubar a família real e ascender ao trono. Iria sequestrar e matar Si e após isso matar o rei e a rainha. Já tinha conquistado a confiança do rei Luca e de todos, menos de Héricles que conseguiu interceptar conversas de Dimitri com o rei de Vion, na qual faziam contratos bélicos. Até seu noivado com Carol e o de François – filho do rei de Vion – com a irmã de Carol, Bruna eram apenas uma estratégia para ganharem uns terrenos no planeta delas de origem.

O rei é morto e Nova e Héricles são acusados como culpados. Tornam-se os mais procurados da União e começam a fugir do aparente onipotente Dimitri e sua cavalaria do mal.

Toda a União acredita que a princesa Si está morta e Dimitri é coroado rei de Gondorle, mas seu governo é corrupto e o planeta começa a apresentar retrocesso em seu crescimento. Em Bedar, planeta de origem de Héricles e Beto, eles começam a elaborar um plano para desmascarar Dimitri e levar Si ao trono real novamente. Nesse tempo, Nova e Héricles tornam-se amigos e no futuro serão torturados e jogados na Arena para morrer após serem capturados por Dimitri, mas não se apavorem nossos heróis são duros na queda.

O romance não é foco desse primeiro livro da minha linda Dáfne Freitas, mas temos casais como Ambaris e Zira, ele é um nerd total e ela uma guerreira nata, do outro lado a princesa Si não consegue explicar sua ligação com Nova, que também sente que Si é sua alma gêmea e o casal que eu mais torcia em toda a leitura, Carol que sempre fora amiga de Héricles, mas de um dia para o outro começou a desmerecer ele, entretanto sempre foi apaixonada por ele...assim como meu lindo Héricles era por ela. Sorte dela...risos.

O livro é o primeiro volume da Saga Legião Branca que trará a lenda da Legião aos leitores. O posso adiantar é que poderes serão conhecidos nesse volume, mas não posso dizer quem os terá e o porquê.

“Era incrível como uma pequena faísca podia levantar uma grande fogueira. ”

Em O Despertar do Guardião vemos um retrato da corrupção de nosso governo demonstrado em um Plano intergaláctico, onde a honestidade e transparência são marcas de reinados que marcam uma era de alegria e prosperidade para os cidadãos, mas a chegada do Mal que é a infidelidade a boa moral e a justiça que levam as pessoas a cegueira do poder infinito e nessa caçada pelo dinheiro e poder, são tentadas a cometer as mas sórdidas atrocidades.

O interessante aqui é que os afazeres políticos e a essência da ciência política é repassada aos leitores de forma simples e consistente, fazendo que os mesmos vejam que Política fazem parte da sociedade e não é chatice, mas essencial a ordem de qualquer lugar.


Aqui as pessoas vivem milhares de anos, porque seus corpos são diferentes dos nossos, mais residentes e fortes, com uma mistura de espécie e isso me lembro muito a igualdade racial e o preconceito que muitas pessoas teimam em manter em relação a cor da pele alheia, além da tecnologia muito avançada deles. Quando começamos a ler a história, vemos nomes de origem grega e logo imaginamos um mundo anterior ao nosso, mas é um engano total, porque a tecnologia é mais avançada que a nossa e tem até robôs que reconstroem músculos e ossos de qualquer pessoa. Inacreditável! Quem sabe um dia também teremos tudo isso.

O Despertar do Guardião me conquistou da forma mais profunda. Não só por personagens tão bem construídos, mas por uma história que traz a luta entre o bem e o mal que pensamos sempre ser dividida entre heróis e vilões, todavia nossas ações que nos conduzem a um dos lados, além claro do fundo político que me lembrou de Jogos Vorazes, mas sem a divisão habitual que vemos nas distopias.

Com uma temática de alta relevância, guerras, romances e personagens que invadem o imaginário humano, O Despertar do Guardião é um convite ao bom leitor para conhecer esse lugar onde a tecnologia é fantástica aliada ao Bem e ao Mal e a derrubada da Monarquia em detrimento da ascensão da Democracia e onde as Musas serão peças fundamentais para a existência da famosa e lendária Legião Branca. 



12 comentários:

  1. Oi,
    Nunca tinha escutado falar neste livro, mesmo estando nesse meio de leituras nacionais. A capa não me chamou muito a atenção e seria um livro que também leria sem expectativas, mas como disse na sua resenha, acho que me surpreenderia. Parabéns pela resenha!

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oieeee.
    Menina que resenha linda e completa sobre o livro, parabéns. Apesar de ser uma história bem criativa - pelo menos eu acho. Não é um gênero que goste ;(

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando vamos em um livro sem muitas expectativas e depois tudo parece tão melhor a cada página. Não conheço essa saga, confesso que estou com tanta leitura parada que deveria me polliciar melhor.
    Parabéns pela resenha.


    Beijos.
    Kamylla Prado
    Vidaemsérie.com

    ResponderExcluir
  4. Achei a resenha muito bem feita, mas não é o tipo de história que eu gosto de ler, gosto de coisas mais próximas a realidade.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Resenha ótima, parabéns!
    O legal mesmo é não criar expectativas com o livro e se surpreender quando ler!
    Isso dá até um pensamento de "Nossa, imagine se eu não tivesse lido?"
    Pretendo ler, mas tenho muuuuuitos livros na lista hahahha

    Beijos, Jo. Seu blog é ótimo. ;)
    http://o-marcapaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Joanice,
    Esse não é meu gênero literário favoritos mas gostei do que encontrei em sua resenha.
    Você se surpreendeu com a história e isso é a melhora coisa que pode acontecer com nós leitores.
    Não esperarmos nada e sermos fisgados
    Também gostei pois embora seja um livro de fantasia parece abordar temas atuais como política e corrupção e essa é uma boa maneira de aprender um pouco mais sobre o assunto.
    Se tivesse um pouco mais de romance eu leria, pena que não é muito o foco.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  7. Oii, Tudo bem?
    Adorei a sua resenha! Não conhecia o livro mas definitivamente ele vai para a lista de desejados! Hahahahaha
    Adorei seu blog, já estou seguindo! Depois dá uma passadinha lá no meu para conhecer! :)
    Beijos,
    Isa – Night Phoenix Books

    ResponderExcluir
  8. Ola!
    Parabéns pela resenha, a obra me deixou bem curiosa, e fiquei bem contente da mesma ter te surpreendido. Acho que a melhor leitura é aquelas que não esperanos muito e a mesma nos surpreende de formas surpreendentes!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    A novo século vem investindo em muitos autores nacionais, sempre que vejo as capas e leio só ré o autor atrás fico feliz por estarem acreditando e investindo no nosso povo rs. Fiquei curiosa quando a história, não conhecia o livro, adoro fantasia e essa é bem intrigante. Muito bom quanto a leitura nos surpreende.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adorei seu blog e resenha, não conhecia essa série, vou colocar na minha lista.

    Abraços e boas leituras!!!

    http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Já conhecia o livro, mas ainda não li, gostei da premissa e adorei os quotes, não vejo a hora de ler esse livro, mesmo sabendo que vai demorar um pouco.

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Não conhecia esse livro, mas menina a sua resenha me conquistou!! Adorei o que disse e os quotes, a historia parece ser incrivel!!
    Anotei a sua dica e vou pesquisar depois.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger