.27 de fev de 2016

Lição N°01: " Na Sociedade o bem comum é mais importante do que o individual."

 " Na Sociedade o bem comum é mais importante do que o individual."

Olá amores, como quero investir nos meus projetos pessoais, voltei com as Lições que foram solicitadas por alguns leitores do blog e confesso que estava com saudades de compartilhar minhas experiências com vocês.


O termo Sociedade é definido como "pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. ", completando que os indivíduos vivem sob o mesmo governo se estiverem sobre o mesmo solo nacional.


Pelas Ciências Sociais, a sociedade é um conjunto não natural aos seres humanos, ou em outras palavras, algo imposto pela necessidade de preservação da espécie e especificamente pelo progresso do ser humano como ser sociável e avanços técnicos e científicos.

Após essa explanação rs, posso adentrar num assunto delicado que é o Bem Comum. Se vivemos em sociedade, o coletivo sempre prevalece sob o individual. Ninguém é mais importante do que o outro numa sociedade. Um pedreiro tem igual direito comparado à um juiz federal.

Assisti um vídeo que uma escritora ler uma carta intitulada "Carta aberta aos Brasileiros" feita por um norte-americanos após sua vivência de quatro anos em solo brasileiro. A carta é emocionante e sincera. Tudo que foi escrito faz parte do meu pensamento sobre nosso fértil e trágico país. Foi por causa dessa carta que resolvi voltar com as lições. Nunca fui de opiniões pela metade. Não omito e muito menos escondo meus pensamentos sobre qualquer assunto. Não existe assuntos "proibidos". Existem pessoas covardes e falsas que preferem ser vistas como "legais" do que "super sinceras".


Se formos obrigados a viver em sociedade, o correto é saber as regras e condutas sociais que regem esse agrupamento humano chamado de Sociedade. Para Rousseau, "o ser humano nasce puro e a sociedade o corrompe." Verdade pura nessa frase. Nós somos frutos do nosso meio e sem mecanismos de reflexão e crítica seremos apenas meras marionetes nas mãos dos "Jogadores" desse jogo social que vivemos todos os dias.

Lembre-se;" Sua família nunca será mais importante do que a família do seu vizinho." Essa frase é um CHOQUE não é? Porém, uma premissa verídica. Nosso dever com a sociedade é maior do que nosso sentimentalismo. 

Reflita nessa questão: Pense que você é uma mãe ou um pai e seu filho foi preso roubando um tênis numa loja famosa. Você sabe que é verdade, porque as câmeras mostram o flagrante. O que você faria?

Socialmente falando da maioria dos BRASILEIROS escolheriam negar que seus filhos fizeram isso. Jogariam a culpa do ato sob seus ombros e se lamentariam sem fim. Sabe por que? Porque no Brasil existe milhares de crenças(sociais e religiosas) que o erro dos filhos é oriundo dos pais ou responsáveis. Em parte é verdade, mas isso deve-se a um problema maior. No Brasil, sempre priorizamos o bem familiar do que o BEM COMUM. Primeiro são meus SONHOS e depois dos outros.



Isso se reflete na nossa decante educação. Priorizamos os vestibulares, mas não uma educação cívica, social, ética e moral boa e de alta qualidade. Queremos ser os números UM nos ENEM'S da vida e afins, mas nunca nos preocupamos que o Brasil vive um ciclo vicioso de CORRUPÇÃO oriunda de uma omissão dos problemas sociais nesse país.

Não paramos para discutir sobre drogas, sexo, aborto e muitos outros assuntos "proibidos" porque queremos viver "em cima do muro". Queremos ser os amados e idolatrados. Queremos nos proteger nos rituais religiosos. Colocamos a Religião acima do Progresso Social e o que resulta? Em DECADÊNCIA...RETROCESSO...simplesmente em MERDA!

Temos um dos países mais corruptos do MUNDO, porque simplesmente priorizamos nosso umbigo e pouco nos importamos com o BEM COMUM.


Pense: Será que sou MAIS IMPORTANTE do que meu AMIGO? VIZINHO? A PRESIDENTA? O MENDIGO?

Espero que reflitam assim como vivo refletindo sobre nossa cultura e problemas sociais que destroem nosso país e mais lições virão. Beijos!



17 comentários:

  1. Ótimo texto! Me lembra de outro que li hoje.
    O rapaz disse que existem muitos brasileiros estão saindo do país por causa da nossa situação atual, mas não medem esforços para mudar a sua realidade, não estudam, não se integram, não ajudam em nada. Ainda ressaltou que os países para onde essas pessoas desejam ir não se tornaram países de "primeiro mundo" do nada. São o que são por causa de pessoas que deram a sua vida, seu conhecimento com o objetivo de mudança. Um dos países que morro de vontade de conhecer é a Finlândia, principalmente pela sua história. Era um país "acabado", mas quando se investiu em educação e infraestrutura, se tornou um dos melhores lugares para se viver. A gente precisa olhar para o povo finlandês como um grande exemplo de determinação e compromisso social. Bem, desculpa pelo textão haha Abraco!!! <3 =* (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lindona,

      A Finlândia tem história de superação parecida à da Coréia do Sul. Ambos países vieram de guerras com seus antigos aliados e ficaram no "buraco" e fizeram planos emergenciais e planos de longo prazo. Os de longo prazo envolvem Educação e Reestruturação da Sociedade.

      Um país "sem" desigualdades é feito com muita luta e comprometimento de todos e não só do Governo. O que falta aqui é Atitude. Sair da Teoria e fazer a prática. É plantar hoje para que outros colham o que plantamos no presente.

      Beijos e obrigada pela contribuição.

      Excluir
  2. Nossa, um ótimo texto capaz de gerar uma ótima reflexão!
    Realmente o brasileiro é completamente egoísta, sempre se importando com os seus próprios benefícios e nem aí para o que acontece com o próximo. Triste realidade. Essas tirinhas que você utilizou são ótimas para explicar a situação.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda,

      No próximo post vou trazer o vídeo que deu origem a essa lição e se quiser pode dar uma olhada.

      Espero sinceramente que o povo brasileiro pense mais no Bem Comum do que no Individual, porque assim podemos progredir de verdade.

      Beijocas

      Excluir
  3. Olá lindona!! Menina, que post arrasador! É sempre bom lermos mais sobre o assunto e fazer nossas próprias reflexões acerca do mesmo e seu post possibilitou isso para mim. Se pensássemos mais na população como um todo e agíssemos mais do que sonhamos com o progresso seria maravilhoso e aí sim daríamos um passo a frente.
    Quero mais lições!
    Beijo grande,
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Joanice,
    Estava olhando alguns blogs, acabei parando por aqui e li seu texto.
    Hoje os valores estão totalmente deturpados, nem sei se isso é coisa da atualidade, é certo que a ignorância é uma herança cultural muito difícil de desaparecer na nossa sociedade muito mesquinha. O fato é: o mal deve ser cortado pela raiz para que ele não cresça e tome proporções tão grande que prejudiquem um conjunto. A solução deve ser a educação, e ela deve estar nos pormenores, não somente no saber intelectual, mas na sensibilidade, gentileza, sabedoria.
    Bela reflexão.
    Att.,

    Laísa Couto
    confissoesdesajustadas.blospot.com

    ResponderExcluir
  5. Primeiro de tudo, achei incrível a iniciativa desse projeto.
    Segundo, ler seu texto me fez lembrar das minhas aulas de Geopolítica e Comunicação. Sempre estamos preocupados em ser melhores como um indivíduo e isso é muito bom até o ponto em que para isso fazemos o outro parecer algo ruim. A sociedade funciona de uma maneira tão errada que o sucesso de um só existe com a ruína do outro.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Joanice!!!

    Parabéns pelo texto!! Realmente, o individualismo é crescente em nossa sociedade, o que dificulta seu desenvolvimento drasticamente.
    O ser humano tem muito a aprender e a evoluir, mas parece que poucos estão dispostos a isso...


    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiiie
    Muito legal você trazer esse texto pois adorei os temas e são ótimos de ser debatidos, aquela imagem sobre individualismo é uma das melhores que já vi, mostra a hipocrisia desse mundo né?

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Joanice!
    É um tema social muito bom de ser discutido, sobretudo esse do individualismo. Infelizmente, ao entrar na faculdade eu passei a ver com outros olhos. Todos pregando "comunidade" e "união", mas ajudar o próximo poucas vezes vi. Eu, por ordem natural, gosto de ajudar e admiro quem faz o mesmo, por isso sou rotulada como certinha demais. É dificil não pensar: que se dane a sociedade, ninguém ta nem aí... mas quem sabe a persistência não é o melhor recurso pra se chegar num acordo?
    bjs
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olha apesar do seu texto ser bem coerente acho que na prática fica um pouco difícil. É comum do ser humano ser egoísta e sempre vamos priorizar mais os que amamos do que a outros....
    E pelo menos aqui no nosso país não existe essa tão sonhada igualdade entre as pessoas. O que é uma lástima. Acho que político deveria usufruir de escola, hospitais públicos para assim estar em pé de igualdade e ter melhorias de fato na nossa sociedade .
    Bj..
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. É um belo texto e super reflexivo, mas eu acho que é algo que só ocorre no papel, já que na prática a coisa é completamente diferente.
    Acho que o fato de ser egoista e pensar em si e em quem amamos antes dos outros não é uma coisa completamente ruim. Acho que é um lado da moeda, onde o outro lado é pensar nos outros. Na minha opinião, o problema maior é pensar que existe somente um lado... independentemente de qual seja.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  11. Joanice, adorei o post.
    Eu trabalho muito isso de eu/nós/você com meus alunos.
    Por serem crianças de 10 anos é que eles querem achar que tudo é deles e o individualismo e egoismo só cresce.
    Se vivemos em sociedade temos que aprender a conviver de maneira justa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Esse texto é uma ótima opção pra muito brasileiro ai a fora refletir. Confesso que embora eu seja brasileiro eu não gosto de muita coisa por aqui, principalmente do egoísmo e individualismo que as pessoas.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  13. Uau seu texto sem dúvidas disse tudo! Nossa sociedade é um lugar tão egoísta e egocêntrico que até dá nojo. Eu tive uma lição que diz que não, ninguém é melhor que ninguém. Pode ser o papa, a "presidanta" ou até mesmo um mendigo. Para mim terá o mesmo tratamento. Porém o seu senso de responsabilidade em uma sociedade depende e muito do seu cargo. A responsabilidade de um presidente é maior do que a de um cidadão normal, mas isso não limita a responsabilidade do cidadão normal perante a sociedade e com os outros cidadãos.
    Eu acredito que a educação é importante e fundamental, mas o caráter é superior a tudo. Porque tem gente que foi educado, que sabe, mas que faz questão de esquecer tudo que lhe foi ensinado.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. oi
    adorei seu post...é bem reflexivo ;)
    esses temas devem ser muitos discutidos..para que nossa
    sociedade reflita.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. É uma pena que a sociedade brasileira não pense como vc, também acredito que se deixássemos de pensar em nós mesmo para pensar no próximo, muita coisa seria diferente.
    Maravilhoso seu texto, muito bem escrito e reflexivo. Parabéns

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger