.17 de mar de 2016

[Resenha] Refúgio - Harlan Coben

Título: Refúgio
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
N°de Páginas: 224



Sinopse:
Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio. 
Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente. 
Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada. 
Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter. 
Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.


Série Mickey Bolitar

Refúgio é o primeiro livro da série Mickey Bolitar. Um livro que traz a história do filho de Brad, irmão de Myron Bolitar.

" Essa é a verdade. Gostamos de fingir que eles aumentam à medida. que vamos ganhando intimidade. Mas, na maioria das vezes, é o contrário."

Mickey Bolitar é um jovem de 15 anos muito inteligente, talentoso no basquete, mas cheio de feridas abertas após a morte de seu pai num acidente de trânsito. Ele vive com seu tio Myron e nunca se entenderam bem, pois o jovem culpa seu tio por toda desgraça na vida de seu pai, além de sua mãe Kitty está internada numa clínica para viciados em drogas. Essa resenha tem SPOILERS de toda a série Myron Bolitar, então recomendo não lerem essa parte inicial.

" Ela fez uma careta. 
- Moro aqui desde que nasci.
- Não me parece ser tão ruim.
- Até onde percebi, você ainda não se encaixou.
- Não quero me encaixar."

Ele estuda na mesma escola que seu pai e tio estudaram no passado. É um jovem bonito e novato nesse lugar. Logo no primeiro dia vira "inimigo" de sua professora de Educação Física, pois ajuda uma menina chamada Ema que sofre bullying por ser gordinha e isso causa uma raiva intensa na professora que virará a perseguidora de Mickey pela escola. O jovem torna-se amigo de Ema e encontra nessa garota uma relação de amor e atenção constante.

Ema é uma jovem que termina a história de forma misteriosa. Pouco sabemos sobre sua família e porque ela ser bem roqueira e gótica e nunca deixar Mickey acompanhá-la até em casa. Ela é forte e decidida e nunca foge dos perigos quando seu amigo está encrencado. Ela o ama como um irmão e direciona toda sua lealdade e nem sempre bom humor com o Bolitar Jr.

" Pensei no jeito de Ashley me olhar às vezes, como se eu fosse a única pessoa do Universo inteiro."

Mickey começa a entrar em aventuras arriscadas quando sua "namorada" estranha Ashley desaparece sem deixar rastros e ele descobre que os pais que ela dissera ser dela na verdade nunca tiveram uma filha. Por que ela mentira? Por que o abandonara? Aliado a isso uma senhora chamada de Morcega aparece para o garoto e diz que seu pai está vivo. Como Brad está vivo? Mick estava com seu pai no acidente. Até hoje ele tem pesadelos com o acidente e sente-se culpado por não ter salvado seu pai.

" Mas acho que essa história, essa sensação de que seu pai estava destinado a vagar pelo mundo, começou depois que ele esteva na casa de Dona Morcega."

Dona Morcega é uma lenda e todos que a veem podem ter uma sensibilidade aflorada, pois ela é só uma lenda para assustar as crianças locais, mas para o jovem a senhora parecia bem real. Ele decide invadir a casa da senhora juntamente com sua amiga Ema e juntos descobrem coisas que serão combustíveis para uma fogueira cheia de mistérios e segredos tenebrosos que passam pela vida de seu pai e toda a família Bolitar.

O que será que Mickey descobriu naquela velha casa? Quem será Dona Morcega? Será que ela é real? Por que seu pai nunca contara sobre essa mulher? O que a morte de seu pai tem ligação com o desaparecimento de sua namorada?

Paralelo a esse suspense eletrizante e chocante, temos um jovem rebelde sem causa. Mickey não sabe perdoar os erros dos outros. Sempre sente-se a vitima de todos os males do mundo. Não consegue enxergar que todos erramos e por isso sentencia seu tio a uma rejeição dolorosa e um abrandamento muito profundo com os erros de sua mãe. Ele vitimiza sua mãe, como se ela não tivesse escolha.

"Ema tinha um jeito especial. Ela simplesmente entendia. Era como se já soubesse as respostas e só quisesse melhorar a situação."

O jovem tem como aliados sua amiga bem divertida Ema e seu amigo super esquisito e fofo Colherada que tem um jeito inteligente e sincero de ver as coisas e pessoas que o garoto nunca imaginou ser seus aliados.

Refúgio tem um enredo intenso e envolvente e com personagens bem construídos e cativantes. Uma história de uma jovem que tenta encontrar a Luz numa escuridão pessoal e íntima e ser forçado a perdoar a todos e viver de forma livre e com escolhas equilibradas e sem peso pessoal.

As quatro estrelas correspondem aos personagens que alguns momentos de confusão mental e atitudes irritantes que me deixam chateada e louca para dar tapas neles para eles crescerem e deixarem de ser infantis.

"Você é um protetor, cuida das outras pessoas. É como um refúgio para elas."




15 comentários:

  1. Sabe? achei bem interessante o Harlan escrever uma história para o sobrinho chato dele. Mas te confesso que eu particularmente não gostei muito do Mickey, li, mas não foi tudo aquilo. E sim, tem uns momentos de confusão ali senti isso.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem minha amiga?

    Eu não lembro de ter visto esse livro antes, gosto de Harlan, mas por agora não lembro. Adorei sua resenha, a premissa é bacana, o problema é que se trata de uma série, eu tenho que estar muito interessado para ler séries, do contrário não pego, mas esses eu vou deixar passar! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Harlan Coben! Há quanto tempo não leio um livro desse moço, gente?! Nenhum dos que li foi protagonizado por jovens e mesmo assim, gostei, então acredito que a probabilidade de gostar desse seja bem alta. Fiquei interessada for real.

    Sua escrita, aliás, é ótima :3 Gostei mesmo da sua resenha, Joanice!

    http://www.pordeusnicolle.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Vejo tantos elogios sobre as obras do Harlan, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada dele :/
    A história parece ser interessante, mas acho que vou conhecer a escrita dele primeiramente por um livro único, já que também estou fugindo de séries ultimamente rs
    Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Joanice, enquanto meu noivo é louco por Coben eu sou totalmente avessa a ele.
    Não gosto do estilo dele e todas as vezes que tentei lê-lo acabei ficando com sono, por isso não me interessei pelo livro.
    Mas sei que quem gosta do gênero super irá curtir.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. oush, nem sabia que tinha outra série do autor. hehe só conheço a de Myron e os poucos que li já gostei... nãoo quis pegar spoiler por isso pulei uma parte da leitura xD
    fiquei curiosa pra ler Refúgio, deve ser uma leitura bacana... gosto da escrita de Coben...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Olá :)
    Nunca li nada do autor e nem conhecia a série mas achei bem interessante. Vou adicionar na minha "pequena" lista de desejados.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, ainda não li nada do autor, mas confesso que a temática abordada em suas obras me atrai bastante. Espero poder reverter essa situação em breve!

    Super beijo
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Hello!
    Amooo os livros do Harlan Coben!
    Um dia vou ter todos, mas até la vou lendo aos poucos mesmo, hehe.
    Eu ainda nao conhecia o Refúgio e gostei mto de saber da historia aqui.
    Com certeza mais um livro que vou ler, suspense e misterio é o que nao falta.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Ah, sabe que personagens irritantes que nos fazem querer dar tapas neles normalmente me fazem dar mais e não menos estrelas para um livro? hahaha... Porque pra mim quer dizer que me envolvi de verdade mesmo, a ponto de considerar aquelas pessoas reais, então acabo valorizando a característica ainda que sejam malas... rs.. Nunca li nada do autor, mas pretendo ler a série do Myron Bolitar antes de chegar nesse livro, até por causa dos spoilers.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. interessante... Eu acompanho algumas publicações do autor e não sabia dessa trilogia em específico. Parece mesmo ser uma história intrigante, mesmo com os personagens dando ataques de infantilidade (a gente releva pq são adolescentes, fica meio clichê, é o esperado... ). Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Esse autor é maravilhoso né?
    Eu preciso ler mais livros dele, mas pelo visto os personagens te irritaram um pouquinho né, infelizmente, mas ainda quero ler esse livro para ver se temos a mesma opinião.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiiie
    até hoje só li um do autor e confesso que gostei bastante mas infelizmente não tive oportunidade de ler outros, vou tentar ler esse pois gostei da resenha e do enredo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu sei que Harlan Cobaim é "ô cara", mas não tenho a mínima vontade de ler seus livros. Sempre ouço e leio elogios sobre esse livro, quem sabe algum dia eu pegue gosto haha

    Bom eu não li o restante da sua resenha por conta dos spoilers, vai que um dia eu resolvo ler. Eu sou péssima para lembrar sobre certas coisas, mas quando se trata de spoiler... parece que grava e não sai mais.D:

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  15. Oi Jo!
    Poxa, o Harlan só escreve sobre os Bolitar? Hahahha
    Eu não fui muito com a cara do Myton, mas adorei o enredo desse livro sobre o sobrinho dele. Quem sabe agora eu goste de um Bolitar.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger