.12 de mar de 2016

[Resenha] Teatro Selena - Domnall September

Título:  Teatro Selena - Vol.I
Autor: Domnall September
Editora: Young Editorial
Ano: 2105
N°de Páginas: 281

Sinopse:
O misterioso teatro Selena abre as portas à procura de talentos que deem vida ao teatro. De tempos em tempos, faz audições para recrutar os melhores talentos que puder encontrar. Pessoas com capacidades de canto, dança e instrumentais. Mas acima de todos esses cargos, está o Grand Coryphe. Aqueles que dão energia para manter Selena sempre vivo e interessante. Erika Isoni é uma garota sonhadora que ama dançar e cantar, mas que tem uma doença rara que a impede de fazer o que mais ama se não tem uma parada cardíaca, decide fugir das “paredes brancas” – seu isolamento do hospital –, se depara com o teatro e se arrisca a fazer uma audição. Erika é o que o Teatro procura a muitos anos. Mas o que será que acontecerá com ela? Selena é um teatro normal? Fantasia, comédia e muito mistério te aguardam nessa incrível história.



"Com os poucos dias que estava ali, já tinha feito a anotação mental de que não importava o quanto fosse estranho: em Selena, devia fazer sentido. " 

Um livro que dividiu minhas opiniões até a última paginas. Isso tudo se deve à mistura de dois gêneros: Fantasia e Suspense.

Teatro Selena conta a história da jovem Erika Isoni. Ela tem 16 anos e está internada num hospital, na qual fica por muito tempo já que tem diversos problemas de saúde que causam fortes dores pelo corpo e podem ate fazê-la desmaiar em qualquer lugar. Por isso, ela sente mal e culpada pela desgraça do fim do casamento de sua mãe com seu pai e todo sofrimento dela. Erika é tipicamente aquelas pessoas que adoram dramatizar suas participações num problema que em grande parte não é explicável ou necessário achar culpados.

Ela cansada de tanto ficar presa no hospital, resolve fugir. Sai livremente do local e se depara com um circo que está com as audições abertas para novos membros. Isoni ama dançar e faz o teste. No meio do teste ela sente fortes dores e cai no chão, mas misteriosamente consegue se levantar e dançar divinamente. Não somente suas enfermidades somem como sente-se livre e com vida. No segundo depois acorda na cama do hospital após uma cirurgia. Não consegue se situar. Não acredita que aquilo fosse apenas delírios.


"Entendia perfeitamente a dor do silêncio e por vezes se perguntava se essa não era a maior punição que alguém poderia receber, dependendo de seu crime: a solidão. "

Para responder essas dúvidas da futura Grand Coryphe do Norte surge um jovem que diz que ela passara para o Teatro Selena. Claro, nossa protagonista não acredita naquilo e imagina que tudo é apenas sua imaginação, porém o jovem não está ali para perder tempo e começa a colocar fogo no hospital. Gritos e correria para todo lado. Erika corre atrás de sua mãe, mas é atingida pela fumaça e desmaia. Acorda em outro lugar e descobre que sua mãe morrera. Sente-se infeliz. Não tem por que mais viver. Porém surge novamente o jovem e lhe faz uma proposta. Se ela ingressar ao Teatro Selena, a mãe de Isoni voltara a vida, mas nunca se lembrará dela.

Claro que nossa personagem principal aceita e começa sua jornada bizarra e intrigante naquele local bem diferente dos teatros comuns. Ninguém parecia perceber a existência do local. Somente nos dias de apresentação e todos que estavam naquele lugar não poderiam mais retornar aos seus lares. O Teatro Selena agora eram sua única Vida.

Erika descobre que em Selena tudo é possível. Ela parece ter poderes. Tudo que imagina durante sua apresentação no palco, acontece de verdade. Sem limitações. O Sonho vira realidade.  A mais louca utopia pode virar a mais cruel e insensata verdade no Teatro Selena. Aqui os Grands Coryphes são a Diversão e a Fonte Inesgotável de Imaginação. Não pode haver tédio na plateia se não um grande castigo aguarda quem não sabe criar os desejos de telespectadores.

"A forma como seus cabelos lhe emolduravam o rosto sério... Como é que podia ter tantas pessoas bonitas num só lugar? O maldito parecia um galã de filmes. Bem do tipo que as garotas iriam ficar loucas por e colecionar fotos e mais fotos. "

Erika vira amiga de seu treinador por quem sente uma forte atração, além da linda e talentosa Rosa que será vítima de uma grande e horrenda verdade que será revelada a nossa ingênua mocinha.

O enredo basicamente gira em torno do Teatro Selena com seu ar de magia e mistério que pode ocultar uma verdade macabra e dolorosa para Erika. Nesse lugar não se praticam shows para telespectadores comuns, mas para "especiais".

 "Cada palavra que foi dita teve um pouco de pausa, já que ela precisava recuperar o fôlego para pronunciá-la. Sentia o perfume dele enevoando seus sentidos e seus olhos penetrantes lhe predando a alma, como se fosse arrancá-la sem aviso."

No Teatro Erika aprenderá que tudo tem seu custo e que o preço a ser pago é mais alto do que imaginamos. Aprenderá que a verdade muitas vezes é cruel e injusta para os seres humanos, mas trabalha sem se importar com nossos julgamentos e sentimentos.

"Selena era um lugar para se satisfazer o desejo do público e não para fazer o que ela achava mais bonito."

Erika é uma personagem dualista nessa obra. No começo era muito vítima e coitadinha e aos poucos mostrou seu brilho e talento para a criatividade e imaginação. Dona de um coração bondoso, gentil e caridoso, mas proprietária de um jeito mimado e ingênuo muitas vezes.

 "A menina que via naquele reflexo não era mais aprisionada por dores, nem era frágil como uma boneca de vidro. A menina diante de seus olhos era a pessoa que ela sempre quis ser. "


Seu grande rival Thomas é um jovem ambicioso, vaidoso, talentoso e invejoso que é capaz de tudo para conseguir ser o centro das atenções. Sua amada Giselle é uma ruiva, alta e dançarina magnífica e divina em seus movimentos. Um casal que equilibra ambição e bondade.

Algumas vezes fiquei entendiada com a leitura, porque ficou carregado de incógnitas no enredo. Suspenses tem seus mistérios, mas são revelados aos poucos, mas aqui são VÁRIOS, porém perto do final entendi a finalidades deles, todavia aviso que a paciência é exigida nessa leitura, porque além dos mistérios temos as chatices de nossa mocinha adolescente e as personalidades mecânicas de muitos participantes do grande Teatro Selena.

Um livro com personagens profundos e cheios de labirintos pessoais que agregam à obra o ar de mistério e magia que a autora quis colocar no enredo aliado a uma história de um teatro que vai além das atrações comuns para os mortais e que escondem verdades que podem ser fatais para os que ousarem ultrapassar a linha segura da curiosidade e que aguardo ansiosa pelo segundo volume.



10 comentários:

  1. Tenho certa curiosidade de ler esse livro, ele me lembra Marina de Carlos Ruiz Zafón pela mistura de fantasia com mistério. Acho que Teatro Selena é uma obra muito interessante de se ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Jo, estou curiosíssima para ler este livro já faz algum tempo, ele me chamou a atenção logo pela sinopse, espero ter a chance de lê-lo.
    Acredito que as incógnitas são essenciais em livros assim, se não a gente acaba deixando o livro pelo meio do caminho quando se tornam cansativos.
    Bjs,

    Juliana
    claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Joanice, a parte de que você disse que o livro vai para a fantasia me encanta agora a parte que é voltada para o suspense já não me agrada tanto.
    Mas gostei de saber desse crescimento da Erika durante a obra e fiquei bem curiosa para ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa capa muito linda, e a trama me atraiu bastante, quero muito ler a obra. Só vi resenhas positivas até agora, não sei se isso é bom ou não, rsrs. Espero não me decepcionar, pois o enredo é bem atrativo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, essa é uma das minhas atuais leituras e confesso estar um pouco entediada...
    O grande problema que estou tendo é com a diagramação, as letras são muito pequenas e nesse formato de e-book não é possível alterar o tamanho da fonte em nenhum dos aplicativos que tenho, isso faz com que a leitura fique um pouco cansativa.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda,
      Também tive muita dificuldade, porque as letras super pequenas e como tenho problema de vista dificulta muito ler rápido.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem minha amiga?

    Achei muito interessante a sinopse, adorei sua resenha e amei o fato de você colocar passagens do livro. A capa me parece uma pouco sombria e gostei disso. Confesso que já tem algum tempo que quero ler esse livro. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. O título e a capa desse livro super me chamam atenção, mas só porque ele passa a sensação de ser algo que, aparentemente, não é. :(
    Nas primeira vezes que vi sobre esse livro (e não me deu o trabalho de ler), imaginei que seria algum tipo de terror macabro, utilizando da temática circense e tal, mas pelo visto super me enganei, né? hahaha
    Uma pena, pois eu acharia bem mais interessante do que ele parece ser na realidade.

    Abraço,
    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  8. Ai que capa lindaaaaaa, estou babando HAHAHAHA ♡♡♡
    Adorei a premissa, amo todo esse mistério numa narrativa!!
    Anotada a dica!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Olha, confesso que pelo título pensei se fosse falar sobre uma peça teatral haha
    O livro parece ser bem legal, a resenha ficou ótima e esses quotes ❤❤
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger