.4 de mar de 2016

[Resenha] Vinte Mil Léguas Submarinas - Júlio Verne

Título: Vinte Mil Léguas Submarinas
Autor: Júlio Verne
Editora: Hemus
Ano: 1994
N° de páginas: 158


Sinopse:
Em 1866, quando navios de diversas partes do mundo começaram a naufragar e sofrer misteriosas avarias, governantes e homens de ciência mobilizaram-se para identificar, localizar e deter o misterioso monstro marinho responsável por tais ataques. Mas a missão não correu conforme os planos, e a besta desconhecida destroçou a fragata que fora em sua captura. Lançados ao mar, o professor Aronnax, o fiel Conselho e o exímio arpoador Ned Land foram resgatados e feitos prisioneiros pelo enigmático capitão Nemo, dono, líder e principal habitante do prodigioso submarino Náutilus. Navegando águas remotas dos oceanos e lançando-se em ousadas caminhadas submarinas, esses homens desbravarão a vida por um ângulo inteiramente novo, descobrindo a exuberância da flora e da fauna marinhas e experimentando emoções conflituosas, numa viagem vinte mil léguas sob os mares.


Júlio Verne me conquistou de primeira. Já tinha tido muitas indicações e nunca lembrava de pegar uma obra dele e ler. Minha surpresa venho com esse magnífico livro de aventura chamado Vinte Mil Léguas Submarinas.

A obra mor conta a história do professor Pedro Aronnax que é francês e é especialista em identificar milhares de espécies de animas e de ter sido o primeiro a escrever um livro que fale de forma minuciosa sobre animas distintos e lugares distantes. Juntamente com o professor, temos seu fiel assistente e amigo Conselho que tem um nome bem curioso.

“ Devido a tendência que temos para exagerar e acreditar no que é extraordinário, podemos avaliar a emoção causada no mundo inteiro pela notícia daquela aparição sobrenatural. ”

A história se passa no século XIX, na qual as pessoas têm sido vítimas de ataques constantes de um monstro marinho não identificado. Ele tem assombrado os cinco continentes e nunca foi visto na superfície do mar para ser reconhecido por suas presas. É um mistério que todos querem descobrir a verdade.

O professor Aronnax é convidado a participar da viagem do navio norte americano chamado de Abraham Lincoln que tem missão de capturar o monstro marinho e tem a permissão de abatimento do mesmo em caso de resistência ou de conflito com morte. Aronnax aceita de bom grado o convite e leva seu leal assistente para aventura que revelará uma verdade completamente diferente do que imaginavam.

No meio dessa viagem que no começo parece ser algo sem propósito, pois ninguém sabe ao certo onde a fera se encontra e quando atacará. Num dia sem grandes esperanças, o famoso caçador de baleias Ned Land– tripulante do navio – avista no Oceano Atlântico a besta dos mares. O navio sofre vários golpes e Conselho, Professor Aronnax e Ned são jogados ao mar e ficam sozinhos em alto mar.

Quando suas esperanças estão se acabando eles são resgatados pelo monstro marinho, ou melhor dizendo, monstro mecânico. Aqui não é spoiler. O tão temido monstro dos oceanos nada mais era do que a empreitada mais ousada e pretensiosa do misterioso Capitão Nemo que é homem culto e bem abastado de dinheiro que construíra aquele submarino futurístico para fugir da sociedade e viver muitas aventuras.

O monstro marinho chama-se Nautilus dentro desse submarino cheio de aparelhos e funções fantásticas, o professor Pedro, Conselho e Ned descobriram segredos e mistérios dos setes mares e ficaram sob a vigilância constante desse capitão prepotente e algumas vezes sensível que fará que seus hospedes sintam-se bens, mas nunca esqueçam que são prisioneiros em seu submarino.

Então vocês acham que nossos sobreviventes conseguirão fugir do Nautilus? Será que o professor conseguirá descobrir os reais planos do Capitão Nemo?

Júlio Verne descreve toda a aventura com destreza e elegância. Uma escrita simples, mas sem perda do refinamento aliado a termos técnicos, todavia não atrapalham a leitura juntamente com personagens marcantes e cativantes.

O professor Aronnax é como todo estudioso e cientista, curioso ao extremo e essa característica sempre o coloca em situações perigosas e delicadas. Seu fiel serviçal Conselho é forte, sensato e confiável. Nunca abandona seu patrão que se tornou seu amigo e companheiro de vida. E por fim, temos Ned que é um caçador habilidoso e impaciente que não confia nem um pouco no Capitão Nemo e não entendi de onde vem tanta paciência do nosso justo Conselho e Capitão Nemo que é um mistério em tudo que faz.

Uma obra fascinante e cheia de aventuras e mistérios que pretendem qualquer leitor com destreza e segurança. Uma história repleta de característica do eterno Defoe – Robinson Crusoé – aliado a originalidade dos enredos aventureiros e filosófico de Verne. 



18 comentários:

  1. Oiiie! Confesso envergonhada que,embora conheça vários títulos nunca li nada de Verne. Conhecia a sinopse, mas adorei saber um pouco mais sobre os detalhes da história. Tenho que providenciar a sair desse 0x0 ne? Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Conheço o autor, mas nunca li nada dele. Mesmo não conhecendo essa obra esse enredo me é familiar, talvez tenha lido algo parecido. Pelo que você descreveu a história parece ser interessante, imaginei que matar o tal monstro seria o foco principal do livro. Não sei se o leria no momento, quem sabe mais para frente :)

    beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei legal o fato do livro ser passado no século XIX e toda essa aventura com pouca tecnologia. E com um monstro marinho, muitíssimo interessante.
    A história me pareceu bem desenvolvida então parece ser um bom livro.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá :D
    Já li esse livro e ele é simplesmente fantástico <3 Verne descreve uma história cheia de mistério e aventura.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e nem o autor até agora. Achei bem interessante pelo fato de ter muitas aventuras e se passar em outro século. Parece ser realmente uma história fascinante, mas não me chamou atenção a ponto de reservar um tempo para a leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Que você gostou do livro mesmo, né? Rs. Mas eu não leria o livro não. Sei lá, a história já não me cativou e o livro não é muito meu estilo.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, nunca li nada do autor, e não conhecia a obra, mas ela parece ser bem interessante, parece ter bastante mistério envolvido. O livro despertou a minha curiosidade e sua resenha ficou ótima. Espero poder lê-lo em breve.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jo *---*

    Menina tenho tanta vontade de ler algum livro o Julio Verne, o que estou mais inclinada a ler é Viagem ao centro da terra. Os filmes são incríveis, e imagino o quanto o livro deve ser superior. As aventuras e toda ação deve prender bastante, vou adicionar Vinte mil léguas submarinas a lista, fiquei bem curiosa para saber o porque de você ter gostado tanto.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amo esse livro! Não é incrível que muitas das projeções dele, de equipamentos futuristas, realmente se concretizaram? Se ainda não leu, te recomendo também Viagem ao Centro da Terra.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Confesso que nunca parei pra ler o livro,mas sei de sua importância para a literatura e até mesmo para as ciências, já que muitas coisas que ele disse realmente aconteceram.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!

    Eu não conhecia a obra, não sou a maior fã de aventura do mundo mas eu adorei! Sério, a sua resenha tá bem envolvente e eu me senti no enredo HAHAHA imagina lendo.

    Adorei! Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Eu acho que tenho este livro aqui em casa :o Mas ainda não li. Fiquei muito interessada na história agora que li a sua resenha. Acho que o Cpitão Nemo deve ser um doido hahaha
    adorei a resenha
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Joanice, gostei de saber mais sobre o livro, só li uma obra do autor e não gostei tanto assim, mas esse parece ser bom.
    Mais pra frente darei uma chance a ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oiiie
    poxa, que bom saber que gostou da leitura, quem sabe eu não leia também haha apesar de não curtir tanto o gênero, fiquei curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Joanice um clássico hein, ainda não li nada do autor e sua resenha me instigou a ler logo e conhecer essa fascinante história de aventura. gostei da premissa e já vou procurar para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Que história interessante e fiquei com vontade de conferir. Não conheço o autor e nunca li nada do autor e fiquei curiosa com essa história. Irei procurar esse livro.

    Beijos
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro e nem o autor. Parece ser uma historia interessante por ter muitas aventuras e ser em outro século. Parabens pela resenha.

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger