.9 de jun de 2016

[Especial Harry Potter] Harry Potter e A Pedra Filosofal

Título: Harry Potter e A Pedra Filosofal
Autora: J.K.Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2000
N° de páginas: 224 

Sinopse:
Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.


J.K. Rowling é e sempre será lembrada, relembra e lembrada mais uma vez associando ela a sua série de livros mais famosa de todos os tempos. Harry Potter. Com mais de 450 milhões de livros vendidos em todo o planeta, é praticamente impossível não encontrar alguém que saiba sobre a existência d’O-Menino-Que-Sobreviveu. Em minha vida então, como para muitos, Harry Potter se tornou algo incomparável e extremamente crucial. Cresci lendo e vendo ele nos livros e nas telonas como se ele fosse um amigo íntimo e particular só meu. Os livros da série influenciaram na pessoa que sou hoje, pois foi graças a essa série que conseguir superar alguns dramas pessoais. Meu gosto por leitura se aflorou por conta dos livros de HP. Ele foi a porta para novos mundos, mas é desse mundo que venho falar hoje.

Harry foi deixado na soleira da porta de seus tios após o falecimento de seus pais. A família que o acolhera o desprezava a todo o momento e faziam questão de humilhá-lo para alimentar seus egos egoístas e hipócritas. Os Dursley são aquela típica família cheia de não-me-toques, que fingem a todo instante que seu status está tudo em perfeita ordem, e passam os dias falando mal da vida dos vizinhos. A vida de Harry muda quando aos onze anos recebe uma carta misteriosa vinda de uma Escola de Magia e Bruxaria chamada Hogwarts. Com a ajuda do guarda-caças Hagrid, Harry consegue chegar na Escola com todo o material necessário para começar os estudos de um bruxo.

Hogwarts é dividida em quatro casas: Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina. Harry acaba indo para a Grifonória assim como os novos amigos que acaba fazendo ao longo da trama, Ronald Weasley e Hermione Granger. Juntos, eles aprenderão feitiços com suas varinhas, a fazer poções e voar em vassouras. Na Escola Harry descobre que é “famoso”, e que sua fama vem do temível Lord Voldemort, ou Você-Sabe-Quem, um “apelido” que as pessoas usam por acreditar que ao falar seu nome pode atraí-lo. Fora Voldemort que havia matado os pais de Harry, só que Harry não sabe o porque disso, e que mesmo os matando quisera matar ele. E mesmo tentado não havia conseguido ser morto, e ele acabara escapando apenas com uma cicatriz na testa.

Harry então descobre que Voldemort está tentado se reerguer, e que está atrás dele para acabar com o que começou onze anos atrás. Para isso, Voldemort quer pegar a Pedra Filosofal, uma pedra com o poder de transformar em ouro tudo o que toca, assim como dá a vida eterna para quem a possui. Harry não quer permitir que isso aconteça, e junto com seus amigos Rony e Hermione, tentarão ao máximo para proteger a pedra.

Fiz um resumo rápido para não ficar enfadonho e desinteressante já que todo mundo já conhece a história.  Então vamos destacar os pontos.

J.K. Rowling é sensacional. Sua forma de construir a história e desenvolvê-la tão brilhantemente bem, é completamente notável. Para quem já leu toda a série sabe muito bem o que estou falando, pois já no primeiro livro da série ela arquitetou em sua cabeça tudo o que queria fazer e foi desenrolando por toda a trama. Pontos do primeiro livro vão sendo descritos nos próximos e vemos o quebra cabeças ser formado maravilhosamente.

Harry é um personagem que se inicia a história “frágil”, mas que vai tendo um amadurecimento e ganhando força a cada virar de páginas. Hermione é extremamente inteligente, é quase que uma bruxa pronta, não há feitiço que ela não saiba executar. Rony é o engraçado, vêm de uma família numerosa com seu ratinho asqueroso chamado Perebas. A amizade entre os três vai se construindo paulatinamente e logo formam o trio sensacional que conhecemos.

Dumbledore é o diretor de Hogwarts. Um personagem curioso e um dos melhores da literatura fantástica. Ele cuida de Harry como um filho, nutre uma admiração por Harry e dá muitos conselhos para sua vida.  Seu passado é misterioso e incerto nesse primeiro livro, o que vai ser mais explorado durante os outros da série.

A adaptação pro cinema é uma das mais fiés de toda a saga. Houve sim alguns cortes, mas de todos é aquele que mais explora o livro (na minha opinião). Os atores escolhidos posso dizer que não poderia ter outros melhores, nasceram para o papel.

Não existe “mas, entretanto, todavia ou contudo” no enredo. Ele é completamente perfeito e não há ressalvas, o que pode soar presunçoso vindo de um fã apaixonado pela história a mais de anos. A narrativa de Rowling é empolgante e viciante. Ela se entrega a história por inteira e nos entrega uma incrível aventura que encanta muita gente. Se indico? É óbvio, você não se arrependerá nenhum pouco! Se me deixarem falando de Harry Potter aqui, seria tópicos a não se acabar mais, rs! Leiam!



12 comentários:

  1. Confesso! Preciso ler todos os livros do Harry Potter, estou adiando cada dia mais. Super curtir seu post especial. Mandou super bem.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Que bom é relembrar esse clássico da literatura. Não tem como não amar HP. Há uns tempos estou querendo ler novamente toda a série e agora com a sua resenha o desejo só aumentou. Espero ingressar novamente nessa história.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi..
    Vou te contar que nunca li Hp e também não vi os filmes..
    pois é..
    sabe, até tentei, mas não rolou..
    beijos.

    www.sobrevicios.com.br

    ResponderExcluir
  4. Entendo todo este amor pelo Harry Potter, apesar de eu não ter lido nenhum dos livros e visto apenas dois ou três filmas, mas as pessoas amam e este é um livro que traz uma fantasia muito criativa mesmo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu adoro Harry Potter! Lembro quando conheci a história no cinema, pois até então não conhecia o livro. Depois comprei os livros já publicados e acompanhei cada pubnlicação. Eu adoro cada um dos volumes, até mesmo a enrolação que tem neles kkk
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. caro Douglas, sei há tempos de sua grande admiração por Rowling, você nunca escondeu de ninguém, aliás, muito pelo contrário. e digo de coração: você faz muito bem! a saga do bruxinha deveria ser lido nas escolas, porque é inegável a quantidade de crianças que leram e passaram a fazer da leitura algo rotineiro na vida. só por isso, esta saga já mereceria estar entre as melhores já escritas. eu ficava abismado ao saber de crianças de 10, 11 anos que viravam a noite para ler livros de 700 páginas, tudo em 24 horas, algo inimaginável. este é o poder de um boa história. não há muito o que se falar que já não tenha sido dito. na trama há de tudo um pouco - amor, inocência, maldade, esperança, enfim, vida, porque a vida é assim mesmo, uma sucessão de lições que vamos aprendendo e só se aprende a viver, vivendo. amigão mais uma resenha de encher os olhos. parabéns... esta é uma dica mais que valiosa!

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Eu preciso reler os livro da saga HP, amooo e os filmes também. Realmente é impossível encontrar pontos negativos nesse livro, ele apresenta os personagens e o mundo da magia de uma forma que faz o leitor querer ler os livros um atrás do outro.
    Eu amo o Rony, a Hermione é aquela personagem que faz a gente adorar ela logo que é apresentada.
    Depois de ler a tua resenha me deu vontade de correr na estante e pegar o livro para ler.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. eu preciso terminar de ler a série, li os 3 primeiros e parei por causa do monte de leituras que sempre tenho, mas olha...preciso deixar as outras de lado e ler HP....logo...
    hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Adorei a sua resenha.
    Harry Potter é um sucesso inegável, apesar de não ser muito fã da história eu admiro muito todo o trabalho da J.K. Rowling e acho fascinante todo o mundo que ela criou. Parabéns pelo post. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, parabéns pela resenha...me diz ai quem não gosta de HP? Deve ter problema...brincadeira, kkkkk
    Acho super bacana a criatividade da autora <3

    ResponderExcluir
  11. Oie
    que legal o post, eu só vi todos os filmes mas ainda não cheguei a ler os livros e confesso que tenho muita vontade até pq curto bastante a história

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Douglas!
    Que especial mais que perfeito!!!
    Sou completamente apaixonada por essa série. Acho que é a série da minha vida. Já perdi as contas de quantas vezes li esse livro e para te falar a verdade... é um dos meus queridinhos.
    É muito gostoso quando encontramos uma resenha desse jeito e ainda mais de uma pessoa que compartilha da mesma paixão que eu pela série.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger