.26 de jul de 2016

[Resenha] A Matéria dos Sonhos - Valéria Martins

Título: A Matéria dos Sonhos
Autora: Valéria Martins 
Editora: Jaguatirica 
Ano: 2015
N° de páginas: 290


Sinopse:

Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre. 

“Esteja inteira em cada passo, em cada instante. Eu estarei pensando em você, canalizando energia”

A Matéria dos Sonhos é um livro que mostra que a chance de recomeçar é nos dado para cortamos laços com o Passado e caminhamos para um Presente cheio de descobertas e assim garantindo um futuro feliz e esperado.

Mariana Almeida Ribeiro é uma advogada de sucesso e prestígio, Dona de uma personalidade espontânea, divertida, mimada, espirituosa e gordinha. Está às vésperas de seu casamento com Gustavo Motta que é herdeiro de uma multinacional que vende metal. Ela sabe que ama seu noivo, mas não sente mais aquela convicção que as noivas loucamente apaixonadas têm quando seus casamentos se aproximam.

O pai de Mariana não gosta de seu relacionamento com Guto, pois acredita que seu genro seja um homem  de índole duvidosa e não aparenta amar sua querida filha como um homem que propôs casamento tão rapidamente. A mãe de Mari não sente o mesmo. Para ela sua filha está com a felicidade e a conta bancária garantidas para o futuro, porém a vida real não é o conto-de-fadas que contam as meninas.

"Havia agora uma marca, uma cicatriz na sua história. O castelo cor-de-rosa havia desabado."

Um pouco antes do casamento, Mariana é bombardeada com a verdade: Gustavo estava a traindo com uma modelo e essa estava grávida e seu noivo dizia-se apaixonada por ela. A ruína e a depressão caíram sob a jovem que se sentia ridicularizada e humilhada por quem acreditava amá-la.

Mari não saía mais de casa. Isolou-se de todos. Não atendia mais chamadas ou mensagens. Sentia-se desolada e completamente perdida e sem sentido de viver. Esse quadro emocional só é revestido quando seu irmão Paulinho chega de sua viagem aos EUA e lhe recomenda um momento de paz na Chapada Diamantina - BA, a vida de Mariana parece tomar um rumo bem diferente da desgraça que estava assolando seus últimos dias.

Depois de ser convencida a viajar a contra-gosto para um lugar que parecia mais uma "tortura", Mari ver-se numa situação bem diferente. Na Chapada ela é uma pessoa anônima e ninguém sabe de sua dor. Naquele lugar ela é apenas Mariana e sente-se mais leve e o Destino que sempre adora pregar peças nas pessoas, cruza seu caminho com a maluquinha da Claúdia que é um jovem cineasta que mora em Paris e que a conheceu num Baby Chá no Rio de Janeiro. As duas se tornam companheiras de viagem e descobrem que a vida é cheia de surpresas e reviravoltas.

Mari começa a esquecer mais de sua dor conectando-se àquela beleza natural e percebe que nosso sofrimento sempre é passageiro e tudo é apenas aprendizagem em nossas vidas e o Destino(mais uma vez rs) lhe "pega" de jeito e coloca em sua vida o belíssimo e carismático Alex que é um morador local que trabalha de guia turista na cidade e que despertará uma paixão fulminante em Mariana.

Será que o Destino aliviará o sofrimento de Marina? Será que Alex servirá como "instrumento" de redenção para o coração de Mariana? Será que a Chapada será o cenário para o recomeço na vida de Mari?

O livro é um emaranhado maravilhoso de trechos de muitas vidas. Qualquer leitor pode se identificar com as frustrações, decepções e medos de Mariana. Podemos nos conectar com o sofrimento da personagem. Quem nunca foi ferido por quem mais amava?

Mariana é uma personagem que começa irritando todos, porque parece "cega" com o verdadeiro caráter que as pessoas que a rodeiam possuem. Não consegue enxergar além de si mesma e apenas começa a evoluir sua visão de mundo quando o sofrimento recai sob sua vida.

O enredo trabalha de forma bem consciente e clara os sofrimentos que se abatem sob todos nós. Qualquer pessoa passa por uma decepção na vida ou uma traição inesperada e nunca reagimos de forma igual diante essas "facadas" que recebemos do Destino.

Paulinho o irmão de Mari é um jovem consciente da maturidade que precisamos ganhar com os acontecimentos em nossas vidas e que não devemos de forma alguma deixar que a tristeza nos consuma.

Cláudia a cineasta viajante é uma personagem divertida e falante que engana muitas pessoas. É o retrato da omissão de nossas dores. Detrás de sua fachada de felicidade inesgotável esconde-se uma mulher que tem mágoas de sua mãe que a abandonou e sua vida nada glamourosa na Cidade Luz.

A leveza e a delicadeza da escrita de Valéria me encantou profundamente e li o livro numa tarde de domingo bem quente, mas a fluidez do enredo me impediu de parar essa história simples e cativante.

A única coisa que me frustrou um pouco foi a ausência de mais romance e aquele toque mais "Nicholas Sparks" no enredo. Aquela de pitada de drama com final feliz, porque ando numa fase mais de amores avassaladores, porém refletindo o final condiz perfeitamente com tudo que Mariana passou e finalizando com o amadurecimento que lhe era exigido.


Book Trailer 



é carioca da gema. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Rio e trabalhou para revistas femininas como a Marie Claire. Em 2004 migrou para o mercado editorial. Trabalhou nas editoras Campus/Elsevier e Grupo Editorial Record. Em 2008 fundou sua própria empresa, a agência literária Oasys Cultural – www.oasyscultural.com.br Como autora, publicou o livro de crônicas A pausa do tempo (Jaguatirica, 2013, disponível também em ebook) e Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual (Mauad Editora, 1997), entre outros. Atualmente prepara um volume de contos a sair pela editora 7Letras em 2016.

12 comentários:

  1. Olá.
    Sou muito curiosa para conhecer a escrita da autora que é bem elogiada, mas ainda não tive a oportunidade, mas quero começar por esse livro, pois a premissa me animou muito. Adoro livros onde os personagens passam por diversos sentimentos e principalmente livros que fala de recomeço.
    Saber que o livro tem um toque de Nicholas Sparks me deixou ainda mais animada. Amei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Que capa gracinha essa :)
    Nao sei se leria o livro, como vc tbm estou numa fase em que os romances tem de ser avassaladores, tiro, porrada e bomba.... rss... nao tenho lido nada gracinha, pq nao tem me satisfeito. Entao, nao sei se leria esse livro nesse momento, mas desejo todo sucesso a autora.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Fiquei bastante curiosa para conferir o desenrolar do livro.
    Estou também em uma fase de romances avassaladores, só que mais intensos kkkk NA.
    Mas acho que vou procurar para ler pois adoro a semelhança com Nicholas Sparks (amo seus livros).

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jo
    Quando vida que a personagem era mesquinha, já pensei em não gostar 😂 tive uma péssima esperiencia lendo um livro da Carol Munhoz, ai, desde então, não. Mas que bom que ela vai mudando. Espero que ela amadureça ao fim.
    No momento não e o tipo de leitura que estou procurando, mas fico feliz que tenha sido uma leitura tao prazerosa.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei a capa do livro bonita, mas não sei porque, a premissa do livro não conseguiu me cativar, a Mariana não conseguiu me conquistar como protagonista que sofreu e está tentando se reerguer e achei a trama meio fraca e sem graça, pelo menos, ao meu ver, por isso, não leria o livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Nossa, eu imagino o quanto a protagonista sofreu com a traição do namorado, ninguém merece isso. Eu não conhecia a publicação, e achei a trama bem interessante. Espero ter a oportunidade em breve para ler.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Adoro livros que nos fazem enxergar que recomeçar nunca é tarde!! Aí Coitada da Mariana, ela passou o pão que o diabo amassou.Fico feliz em saber que apesar de tudo a personagem consegue amadurecer depois de tudo o que passou!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem??

    que sinopse e que história. Gostei demais da sua resenha, muito boa, daquele jeito que dá vontade de continuar lendo e lendo. Assim que puder vou conferir esse livro.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do enredo desse livro. Ainda não conhecia, mas realmente me interessei pela história.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Joanice...
    Não conhecia o livro e nem a autora, confesso que o enredo me chamou a atenção, sua resenha está impecável e eu acho que vou dar mais uma pesquisada nesse livro antes de decidir se o lerei ou não, mas parabéns por essa leitura incrível.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Quantas mudanças Mari sofreu, hein! Mas acho que isso deve ter servido para ela dar um rumo na vida, pois pelo que percebi, ela estava mais acostumada a relação e a como estava a sua vida, do que feliz realmente. Gostei do enredo, é um livro que leria.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Querida Joanice, muito obrigada pela delicada e atenciosa resenha, muito bem escrita, graças a boa leitora que você. Um grande beijo, tudo de bom, sucesso com o blog! E obrigada a todos que comentaram.

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger