.26 de jul de 2016

[Resenha/Especial HP] Harry Potter a Ordem da Fênix

Título: Harry Potter a Ordem da Fênix
Autora: J.K. Rowling 
Editora: Rocco
Ano: 203
N°de páginas: 704


Sinopse:
Harry Potter vai começar seu quinto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Está desesperado para retornar à escola e descobrir por que seus melhores amigos, Rony e Hermione, andaram tão misteriosos durante as férias. Porém, o que o jovem bruxo está prestes a descobrir nesse novo ano em Hogwarts vai provocar uma grande reviravolta em seu mundo.



Contém Spoilers!

No final de Harry Potter e o Cálice de Fogo, percebemos que as coisas ficaram mais sombrias e muito mal para o lado do Harry. Após ter presenciado a morte de Cedrico Diggory e o retorno de Lord Voldemort, Harry avisa para todos que Você-Sabe-Quem voltou e que devem tomar cuidado. Acontece que desde que ele aparecera com o corpo de Cedrico nos braços, todos meio que desconfiam do que de fato aconteceu dentro da terceira prova do Torneio Tribruxo, e acima de tudo desconfiam da volta de Voldemort. 

O livro já começa muito pesado com um ataque de dementadores na rua dos Alfeneiros onde mora os Dursley, e não bastasse isso Harry não recebeu nenhuma carta de Rony ou Hermione. Para se defender dos dementadores Harry usa magia em frente o Duda, quebrando a regra de usar magia fora da escola. Ao chegar em casa ele acaba recebendo uma carta dizendo que ele estava expulso de Hogwarts pelo o uso indevido da magia, o que o deixa mais aflito e angustiado pra saber de o porque de dementadores terem ido até ali.

Um pequeno grupo de bruxos ao qual incluía o professor Moody, acaba vindo pegá-lo para uma audiência no Ministério ao qual discutiria sua permanecia ou não em Hogwarts. Harry acaba sendo levado para o Largo Grimmauld, a casa da família Black e obviamente de seu padrinho Sirius. Lá encontra mais bruxos conhecidos como a família Weasley, o professor Lupin e Rony e Hermione. Sem entender nada de tudo aquilo e também o seu porque, Harry descobre que ali é a sede da Ordem da Fênix, um grupo de bruxos criado por Dumbledore para a Primeira Guerra Bruxa e que agora com a volta de Voldemort havia sido retomada. Descobre também que O Profeta Diário está chamando ele e Dumbledore de mentirosos e que a volta de Voldemort é pura mentira. Sirius acaba contando também que a Ordem acredita que Voldemort está atrás de alguma coisa. Coisa essa que pode ser a chave de algum segredo.

Após a audiência no Ministério ao qual o próprio Dumbledore entrou em sua defesa, Harry percebe que o diretor estar meio evasivo e evitando falar com ele. Ao chegar em Hogwarts muitos alunos evitam ficar perto dele, e assim como ocorreu em Câmara Secreta, passam a olhá-lo de soslaio meio que desconfiados. Alguns não acreditam , enquanto outros apoiam e entendem ele.

Esse ano para o cargo de Defesa Contra as Artes das Trevas, o Ministério decidiu enviar Dolores Jane Umbridge para chefiar as aulas. Uma mulher baixinha que só veste rosa e extremamente irritante. Em suas primeiras aulas os alunos descobrem que não irão de fato usar magia e sim apenas a ler sobre ela, o que deixa Harry aflito já que eles precisam aprender magia justamente agora que todos estão ameaçados. Harry confronta a professora e acaba ganhando detenção. Detenção essa na qual Harry descobre que Umbridge é mais perversa do que imagina.

Umbridge então vai tomando um certo controle sobre a escola, ela assume toda Hogwarts de uma forma cruel e irritante ao qual todos os alunos são prejudicados por não aprender magia e se defender. É então que Hermione tem a ideia de Harry ensinar a quem quiser já que ele já enfrentou Voldemort diversas vezes e sobreviveu a todas elas. Então numa visita a Hogsmeade Hermione marca uma reunião No Cabeça de Javali onde aparece vários alunos interessados. Muitos aceitam a proposta e o problema acaba sendo encontrar um lugar ao qual possam treinar e aprender feitiços.

É quando novamente recebemos a visita do elfo doméstico Dobby e mais uma vez ajuda Harry, ele acaba falando de uma sala misteriosa conhecida como Sala Precisa que é um sala magica escondida de Hogwarts que só aparece quando alguém realmente necessita dela. Quando encontram passam a treinar feitiços defensivos, azarações, patronos, dentre outros que podem salvar sua vida em uma batalha.

Em meio a isso acompanhamos mais sonhos estranhos que Harry anda tendo com um porta misteriosa que ele sempre se ver em frente mas que nunca se abre. São sonhos perturbadores que fazem sua cicatriz doer muito e o deixam muito angustiado. A historia toda se desenrolará em torno disso, do mistério envolvendo essa porta dos sonhos, a volta de Voldemort e o porque de Umbrigde agir de forma tão severa.

Temos mais personagens inseridos na série como a Luna Lovegood, uma personagem cheia de vida, alegre, simpática e que vive no mundo da lua. Ela é autentica, não se importa do que os outros falam dela, e ela junto com seu pai, acreditam piamente em tudo que Harry disse e o apoiam cada vez mais.

Depois de certos acontecimentos, como a fuga de vários Comensais da Morte de Azkaban, os alunos que olhavam para Harry de soslaio, passam a acreditar nele e querer fazer parte da Armada de Dumbledore, como ficou chamado o grupo formado na Sala Precisa. Harry então torna-se mais confiante sobre o futuro, e acredita que pode derrotar Voldemort.

Temos também a inserção do meio irmão de Hagrid, o Groppe, um gigante de quase cinco metros de altura que explica o sumiço do Guarda-Caças por um tempão. Estava em viagem nas montanhas tentando convencer os gigantes a não se associarem com Voldemort, quando encontrou seu irmão e decidiu traze-lo para Hogwarts e o escondeu na Floresta Proibida.

Neste quinto livro o amadurecimento dos personagens é notável. Não apenas fisicamente já que barba começa a brotar dos rostos dos protagonistas, mas também em suas atitudes a partir desse momento tão difícil. Harry começa seu primeiro namoro e acompanhamos seu primeiro beijo com Cho Chang. Eles namoram por um tempo até um mal entendido coloca-los um contra o outro. Ordem da Fênix é o meu livro preferido da série por ser aquele que mais demorei a ler por conter muitas paginas e porque o mundo bruxo tomou proporções maiores que eu imaginava. O Hospital dos Bruxos, O Ministério da Magia, os gigantes, novas criaturas, personagens tão bem descritos e desenvolvidos, acontecimentos tão fortes e necessários para série... São tantos motivos que poderia fazer um livro com todos eles.

Percebemos então que Harry Potter não é apenas uma série infanto-juvenil com momentos bonzinhos. Notamos que a série almeja novos planos e destinos traçados, assim como batalhas entre o bem e o mal que cada vez se enfrentam mais e mais. O final do livro deixa o leitor boquiaberto e com raiva para a chegada do próximo.

Sua adaptação porém não é a que mais me agradou. O livro tem mais de 700 páginas com inúmeros acontecimentos importantes que não foram colocados no filme tornando ele um pouco vago e praticamente um dos mais fracos. Sou fã de carteirinha da serie e como fã posso enumerar os pontos baixos e altos dela. O filme é um dos mais curtos da trama. Muito ficou de fora e ele não chegou a me agradar tanto. O livro é excelente mas o filme nem tanto. Gostei muito da Evanna Linchy atriz escolhida para Luna Lovegood fielmente ao livro e muito boa mesmo.

Não me canso de incentivar essa serie para todos que encontro. Não percam tempo e comecem logo a ler a saga do menino bruxo. 


7 comentários:

  1. Harry S2
    Como não amar? Impossível!
    Amei a resenha.
    Super Beijo :)
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  2. caro Douglas, coincidentemente estava vendo o novo trailer de "animais fantásticos e onde habitam" quando chegou sua resenha, belíssima como sempre. sem sombra de dúvidas, luna arrebatou meu coração neste livro. ela encanta e é encantada, alguém além de seu tempo que desperta sentimentos mais variados. adorei!

    ResponderExcluir
  3. Li um pouco por cima por causa dos spoilers (eu ainda tô no segundo livro e nunca assisti o filme) pois é. Agora que eu tô entrando nesse universo de HP e tô gostando bastsnte!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Douglas, como vai?
    Li meio por cima por causa dos spoilers, já assisti ao filmes, mas sei que as obras são diferentes de filmes, mesmo assim eu amo HP e vou ler com toda certeza <3
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  5. Oi Douglas! A ET aqui não leu nada do bruxinho ainda, na verdade, nem os filmes eu vi... Não tenha um ataque por favor, pois não tenho nada contra a saga, apenas não a li ainda :)
    Meus filhos gostam dos filmes, e até falam para eu ver. Eu mesma nem sei explicar porquê não li nada ainda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Douglas, bem eu sou fã e amo os livros e os filmes, concordo contigo que este volume na adaptação cinematográfica não foi a fiel por meio que sendo um dos maiores livros nem tudo incluíram no filme, mas ainda fico com os livros, ninguém pode engar que a Tia Jo fez os personagens crescerem e se prepararem para a vida adulta e perigosa que teriam que enfrentar. Dobb <3 meu personagem preferido depois da Hermione e da Luna.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  7. Oie Douglas!
    Poxa, odeio vir nas resenhas caprichadas como a sua e ter que dizer que não sou muito chegada em HP. Na verdade não gosto muito do Harry mesmo, acho que é porque não cresci muito ligada nos livros, não fez muito parte da minha adolescência, mas não desrespeito, nem acho ruim as pessoas amarem TANTO HP como amam.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir

© Poesia que encanta a vida - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger